Conceito » Religião » Coroa do Advento

Coroa do Advento - Conceito, o que é, Significado

Na tradição cristã, o tempo do advento é aquele em que se espera a vinda de Jesus Cristo. Portanto, trata-se de um período de preparação espiritual para celebrar o Natal. Este período começa quatro domingos antes desta celebração.

O termo advento provém do latim adventus, que literalmente quer dizer vinda ou chegada.

A coroa do advento é um símbolo de esperança, pois a luz de Jesus Cristo triunfará sobre as trevas e a morte

Também conhecida como grinalda, tem um claro sentido simbólico. Este elemento serve para ajudar as famílias cristãs na preparação do Natal. Na verdade, trata-se do primeiro anúncio sobre o Natal. Representa a esperança do povo de Israel com o Messias prometido.

A coroa tem forma circular, da qual expressa a ideia de eternidade associada a Deus. Seus ramos de cor verde simbolizam a esperança, assim como o crescimento espiritual e a atitude de esperança ativa no Criador. Ao mesmo tempo, vale lembrar a importância de estar preparado e com espírito aberto para receber Jesus Cristo.

Se a coroa estiver rodeada de algum ornamento vermelho, significa que há referência ao amor de Deus para com os homens, assim como do amor dos homens para com Ele. Se a coroa tiver ramos ou fitas brancas, este elemento simboliza a ideia de pureza.

Quatro velas separadas são colocadas sobre a coroa, simbolizando os quatro domingos anteriores à chegada do Natal. No primeiro domingo, acende-se uma vela e assim sucessivamente até chegar às quatro velas. Por último, a coroa é decorada com uma vela branca que é acesa durante a noite de 24 de dezembro e que representa a luz do Natal.

Na celebração da eucaristia durante o terceiro domingo, acende-se uma vela rosa para expressar a alegria da chegada do Natal. Durante a mesma, os ornamentos do sacerdote e do altar são de cor rosa e, desta maneira, os fiéis são convidados para participar da alegria do período natalino.

Do ponto de vista litúrgico

A liturgia do primeiro domingo de advento está focada na vinda do Senhor ao final dos tempos. No segundo domingo, os infiéis são convidados a manter uma atitude de conversão permanente. A missa do terceiro domingo anuncia as boas vindas do Senhor e este dia é conhecido como Gaudete. Por último, no quarto domingo, o ato litúrgico se refere ao advento do filho de Deus para o mundo. Durante este período a decoração do altar é mais austera e, por outro lado, a canção da glória é omitida.

Três figuras bíblicas relacionadas a este período

O tempo do advento está relacionado a três figuras bíblicas: São João Batista, o profeta Isaías e Maria. O primeiro anunciou os planos de salvação do Senhor. O segundo fez com que os homens deixassem sua atitude indiferente em relação a Deus. Maria simboliza a fé e o testemunho de vida, pois carregou o Salvador em seu ventre.

Imagens: Fotolia. Thaut, Martinan

Relacionados:

  1. Cores Litúrgicas
  2. Páscoa (Cristianismo)
  3. Âncora
  4. Hosana
  5. Domingo de Ramos
  6. Exousia
  7. Via Crucis
  8. Agnus Dei (Cordeiro de Deus)
  9. Epifania
  10. Santa Ceia (Religião)