Âncora - Conceito, o que é, Significado

Os objetos que estão ao nosso redor têm uma finalidade utilitária. Entretanto, certos objetos incorporam outra perspectiva, seu significado simbólico. Assim, a âncora é muito mais do que uma simples peça de metal destinada a fixar uma embarcação no fundo do mar. Deve-se destacar que um barco sem âncora flui de maneira inevitável e esta circunstância é tão evidente que a âncora serve como metáfora para expressar qualquer tipo de ideia.

Uma trajetória por sua simbologia

Entre os gregos e romanos da antiguidade simbolizava a esperança, pois a âncora serve para ilustrar a ideia de que devemos permanecer firmes diante de uma adversidade. Assim mesmo, pode simbolizar a ideia de firmeza. Em certas ocasiões, a âncora expressa tensão entre a terra e o mar, neste sentido, há imagens de âncoras em moedas, recipientes e inclusive em algumas sepulturas. Um dos elementos típicos da decoração grega e romana é o golfinho e a âncora juntos, dois elementos que pretendem comunicar um lema do mundo clássico “festina lente” da qual pode ser traduzido como "apressa-te devagar", uma frase atribuída por Augusto, primeiro imperador romano.

A tradição cristã apresenta vários significados. Por um lado, a maioria dos estudiosos considera que este símbolo foi utilizado durante o período em que os primeiros cristãos foram perseguidos, pois desta forma não eram identificados e podiam praticar seus rituais. Por outro lado, é uma imagem usada pelos cristãos para explicar graficamente a ideia da Trinidade (o círculo da parte superior representa Deus, os braços da âncora a Jesus Cristo e as duas pombas da parte inferior simbolizam o Espírito Santo).

Além da tradição greco-latina e do cristianismo, a âncora se tornou símbolo tradicional entre os marinheiros, especialmente em seus túmulos.

No mundo dos sonhos e das tatuagens

No mundo da interpretação dos sonhos, a pessoa que sonha com uma âncora deve interpretar que está trabalhando duro para conseguir algo, em certas ocasiões, esta imagem representa um período de paralisação ou estancamento, da mesma forma que acontece com os barcos ancorados e permanecem imóveis em alto mar.

A âncora é uma das tatuagens clássicas. Normalmente quem tem uma tatuagem com esta imagem pretende transmitir força perante os problemas, a esperança de conseguir algo ou apego à vida.

Imagem: Fotolia. savanno

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: