Conceito » Aprender » Disponibilidade

Disponibilidade - Conceito, o que é, Significado

DisponibilidadeDisponibilidade é a possibilidade de uma pessoa ou algo estar presente quando necessário. A disponibilidade se refere à presença funcional que faz com que seja possível dar respostas, resolver problemas ou simplesmente proporcionar uma ajuda limitada. Assim, pode-se dizer que um determinado produto está disponível para venda, da mesma forma que um assessor está disponível para esclarecer dívidas, que uma ferramenta está disponível para ser usada, etc.

Em caso de oferecer serviços, a disponibilidade de respostas e atendimento ao cliente, por exemplo, é uma circunstância que acontece quando necessária à presença de uma pessoa capacitada. Outro exemplo, quando uma mãe está disponível para atender seu filho. Todos estes exemplos explicam a possibilidade de encontrar algo ou alguém para resolver questões para obtenção de um beneficio, para apoio operacional, etc.

Quando algo ou alguém está indisponível, se refere à incapacidade de estar presente para prestar uma ajuda quando necessária, ou simplesmente para ter algum tipo de atividade que o incorpore. É por isso, que de alguma maneira a indisponibilidade sugere ausência, embora, essa coisa ou pessoa se encontre presente, sua ausência se refere a um nível funcional.

Tudo isso explica o conceito de disponibilidade relacionado com a capacidade operacional de algo para terminar bem uma determinada atividade. Independente de algo ou alguém estar presente, a disponibilidade está garantida quando se está presente em nível funcional, uma possibilidade de usar aquilo para o que essa pessoa ou objeto geralmente serve ou gera valor.

Considerando, as possibilidades do homem no mundo, podemos dizer que ao longo do tempo isso tem cada vez mais recursos para o seu benefício. Isto significa que à medida que a população avança, a tecnologia encontra novas possibilidades e a economia se desenvolve, mais recursos estão disponíveis para resolver suas necessidades. Podemos ser otimistas em relação ao futuro e considerar que muitas respostas e soluções de problemas presentes estarão disponíveis no futuro. Na verdade, hoje há muitas soluções para os problemas do passado e assim pode-se dizer que há disponibilidade sobre elas, circunstância que nos faz pensar se devemos esperar mesmo o futuro.

Relacionados:

  1. Consolar
  2. Deflação
  3. Bem-estar social
  4. Serviço
  5. Escassez
  6. Perdido
  7. Altruísmo
  8. Pressentimento
  9. Diálogo Inter-religioso
  10. ONG