Conceito de Ecossistema Aquático

O ecossistema se refere a uma comunidade inserida em determinado meio, da qual convivem ativamente os seres vivos que a compõem. No entanto, o ecossistema aquático é aquele que existe água, então, seus componentes vivos, vegetação e animais convivem e se desenvolvem na mesma água.

Nosso planeta dispõe de dois tipos de água: uma salgada (os oceanos e os mares) e uma doce (formada por lagos, rios, córregos, entre outros), portanto, os animais e as plantas que vivem em algum desses meios possuem características naturais que lhes permitem sobreviver nas condições que primam os mencionados ecossistemas aquáticos.

Não é o mesmo para um animal que vive em água salgada adaptar-se às condições de vida totalmente diferentes num ambiente de água doce

Nestes casos não há adaptação à mudança, assim as espécies tendem a desaparecer.

Qualquer ecossistema precisa de dois tipos de elementos para sobreviver: os bióticos (com vida) e os abióticos (sem vida), cuja inter-relação eficiente contribui para o equilíbrio e a subsistência do ecossistema em questão.

Entre os primeiros se destacam as plantas, os animais, os fungos e as bactérias, já nos fatores abióticos podemos agrupar o ar, o sol, a água, o clima, a temperatura.

Quando falamos de interação e da necessidade que todos os elementos mencionados no parágrafo anterior estejam presentes tem a ver com o fato de que uns precisam dos outros para sobreviver e desenvolver-se no ecossistema aquático

As plantas ou zooplâncton servem de alimento básico tanto para os peixes pequenos como para os maiores (como as baleias), ao mesmo tempo, o zooplâncton precisa da energia da luz solar para sobreviver. Os peixinhos menores, por sua vez, são os alimentos dos maiores, assim como o resto das plantas aquáticas também serve de alimentação para os fungos e bactérias que se encontram nesse habitat.

Vale destacar que o ecossistema aquático dispõe de grande relevância na hora do desenvolvimento de várias atividades como a agricultura, o abastecimento de água para consumo pessoal e a produção de determinados produtos.

No entanto, devemos mencionar que a ação humana, sem escrúpulos e deficiente, é aquela que contamina as águas e muitas vezes é uma ameaça concreta e direta à continuidade da vida e das espécies.

Imagem: Fotolia. vlad61_61

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Ecossistema Aquático. Em https://conceitos.com/ecossistema-aquatico/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre