Biótopo - Conceito, o que é, Significado

Como seu próprio nome diz, biótopo significa o lugar onde se desenvolve a vida, pois bio quer dizer vida e topo equivale a terra. Em outras palavras, os biótopos são espaços onde é possível o desenvolvimento de alguma forma de vida. Neste sentido a ideia de biótopo equivale ao conceito de habitat.

O estudo dos biótopos faz parte da ecologia

A ecologia é uma disciplina que faz parte da biologia e foca no estudo dos ecossistemas. Entende-se por ecossistema as relações entre os seres vivos e seu meio natural. Existem dois componentes principais no ecossistema: o biótopo e a biocenose. Pelo primeiro entendemos o meio físico e suas características (especialmente o clima, o relevo do terreno e as propriedades do solo).

Entende-se por biocenose o conjunto de seres vivos que fazem parte de um ecossistema. Isto significa que o conceito biótopo se refere a uma área geográfica e que a biocenose se refere aos seres vivos que fazem parte de um biótopo e as relações que têm entre si.

O vínculo entre biocenose e biótopo é evidente, já que um organismo vivo adquire seus recursos dentro do seu próprio meio ambiente.

A luta pela sobrevivência acontece em determinado lugar, o biótipo

Os seres vivos que interagem com o fim de sobreviver se relacionam em um biótopo ou habitat. O biótopo é a parte abiótica (sem vida) de um ecossistema.

O biótopo apresenta três dimensões: o meio, o substrato e os fatores ambientais. O meio é aquele que envolve os organismos e há três meios: o terrestre, o aquático e o aéreo. O substrato é o elemento onde estão localizados os seres vivos, por exemplo, uma rocha, a água, o corpo de outros seres vivos ou a areia.

Os fatores ambientais (também chamados de fatores abióticos) se referem às características físico-químicas do meio ambiente (a pressão atmosférica, o grau de umidade, a salinidade do solo, as horas de luz ou a temperatura).

Os fatores ambientais têm a particularidade de apresentar limites de tolerância, ou seja, uma utilidade para cada uma das condições ambientais (além dessa utilidade não é possível a existência de vida da maioria das espécies).

Fazendo uma metáfora teatral, pode-se dizer que o biótopo é composto pelo palco e a decoração, assim como os atores representam a biocenose. Tudo isso forma uma representação teatral ou ecossistema.

Imagem: Fotolia. Clemens Schubler

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: