Conceito » Ciência » Animais Terrestres e Aquáticos

Animais Terrestres e Aquáticos - Conceito, o que é, Significado

O habitat de um animal é o lugar onde ele vive. Cada lugar tem as condições ideais para a sobrevivência das diferentes espécies animais. No nosso planeta existem diferentes tipos de habitats, entre eles se destacam duas grandes áreas: a terrestre e a aquática.

Animais terrestres

Um animal se adapta a um ecossistema terrestre porque seu tipo de respiração lhe permite respirar o oxigênio da atmosfera

Desta maneira, os animais deste meio vivem apenas no solo, como nas florestas, campos, desertos ou savanas. No habitat terrestre vivem também todos aqueles animais que podem voar, ou seja, as aves.

Nas florestas predomina uma vegetação com árvores bem altas e são lugares ideais para ursos, raposas e coelhos. Os campos normalmente têm um clima ameno e pastagens abundantes; estas características são ideais para animais como avestruz, zebra e gnus.

Os animais do deserto podem suportar as mudanças extremas de temperatura, como acontece com alguns répteis ou insetos. A savana é semelhante ao campo, porém com um clima tropical e grandes pastagens. Os animais que se adaptam a este habitat são as impalas, as girafas, os rinocerontes e as gazelas.

Animais aquáticos

Mais de 70% da Terra está coberta por água. O ambiente aquático é dividido em dois: os mares e oceanos e as águas continentais formadas por lagos e rios

Os animais que habitam os mares estão adaptados à água salgada e não podem sobreviver nas águas doces dos rios. No mar, podemos encontrar uma fauna bem variada, como o polvo, a baleia, o golfinho, os peixes vertebrados, as estrelas do mar e os moluscos. Nos rios estão o salmão, a truta, a carpa, o caranguejo, entre muitas outras espécies.

Animais terrestres que se adaptam ao ambiente aquático e os animais marinhos que estão em contacto com a superfície da Terra

A divisão entre animais terrestres e aquáticos permite classificar o mundo animal. No entanto, esta distinção não deve ser interpretada de forma estrita. Na verdade, existem animais terrestres que também vivem no meio aquático, como o hipopótamo, os jacarés e os crocodilos e algumas aves como patos ou gansos.

Há animais aquáticos que respiram com pulmões e isso lhes permite adaptar-se a um habitat terrestre, como acontece com os elefantes marinhos e as focas.

O caso dos anfíbios é um pouco especial, pois estão totalmente adaptados à vida no mar e na terra e por este motivo recebem esta denominação (anfíbio vem de amphibia, que em grego significa ambos meios ou ambas vidas).

Imagens: Fotolia. Dr Ajay Kumar Singh - Uryadnikov Sergey

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: