Conceito » Esporte » Polo Aquático

Polo Aquático - Conceito, o que é, Significado

Este esporte aquático é praticado em uma piscina e tem características similares ao handebol. Ambos os esportes são praticados com o mesmo número de jogadores e o objetivo é idêntico: marcar mais gols que a equipe adversária.

Bases e regras principais

As medidas da piscina são diferentes para a modalidade masculina e feminina (30 m de comprimento por 22 m de largura para homens e 25 m de comprimento e 22 m de largura para mulheres).

Existe um sistema de sinalização por cores (as sinalizações vermelhas marcam a área lateral, as brancas a linha do gol e o centro da piscina e as amarelas estabelecem uma distância de 5 metros a partir da linha do gol).

É praticado com sete jogadores (seis mais o goleiro). A bola tem que ser amarela e só pode ser pega com uma mão, exceto o goleiro que pode usar as duas. Por outro lado, a bola não pode afundar e quando isso ocorre é determinado falta.

A equipe é formada pelos sete atletas que se encontram na água mais seis que estão na reserva.

As mudanças de jogadores podem ser feitas a qualquer momento e de maneira ilimitada.

Igualmente ao basquete, cada equipe tem um tempo máximo de posse de bola (30 segundos). Joga-se um total de 4 tempos de 8 minutos cada um e com intervalos de dois minutos entre um tempo e outro.

Para controlar as incidências do jogo há um árbitro e outros de mesa que o auxiliam. Os jogadores de cada equipe utilizam uma touca de cor diferente para serem distinguidos, já os goleiros usam uma touca vermelha.

Um esporte completo

Exige grande resistência física e uma notável habilidade com o manejo da bola. Este esporte mescla as habilidades de outros esportes: a técnica e a força da natação e a estratégia em equipe do futebol e do handebol.

Um pouco de história

Como muitos outros esportes, o polo aquático começou a ser praticado pela primeira vez no Reino Unido no século XIX. Antes dos primeiros regulamentos, era praticado em rios ou no mar com um número indeterminado de jogadores e sem traves (o objetivo do jogo consistia em levar a bola até a linha do adversário, que era marcada com pequenas embarcações).

Em 1870, na cidade de Londres, fundou-se a primeira associação e começou a ser praticado em piscinas. É um esporte olímpico desde a segunda edição dos Jogos Olímpicos, mais especificamente em Paris, no ano de 1900.

Imagem: Fotolia. Anna Kolesnikova

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: