Ameaça - Conceito, o que é, Significado

AmeacaO bem-estar pessoal é um dos princípios fundamentais da felicidade. Entretanto, a mente do ser humano é muito complexa e enfrenta ameaças frequentemente, por exemplo, uma de suas principais ameaças é o medo, que muitas vezes, lhes roubam a paz interior. A ameaça é um obstáculo que se apresenta como um inimigo do bem-estar pessoal, algo que a pessoa precisa defender e proteger-se para minimizar o impacto do golpe de uma ameaça.

Existem fatores emocionais que aumentam a sensação de ameaça na rotina cotidiana. Por exemplo, os altos níveis de ansiedade e estresse fazem com que a pessoa se coloque na defensiva em sua rotina diária, a mesma não relaxa e vive sobtensão para estar alerta diante de todos os possíveis perigos que podem boicotar sua felicidade. Neste sentido, vale destacar que as principais ameaças são as que livram o ser humano em seu interior porque o medo não está na realidade e sim na mente das pessoas, ou seja, nas interpretações que a pessoa faz da realidade.

O ser humano perde muita energia pensando no futuro, são medos que nunca se tornam realidade porque há pessoas que se desconectam do presente ao adiantar o curso dos acontecimentos. Mesmo assim, existem muitos medos que são irracionais, ou seja, não têm uma lógica, como também há medos imaginários que boicotam todo o desenvolvimento pessoal.

No campo das relações pessoais, o conceito de ameaça também se refere a um tipo de chantagem emocional que uma pessoa exerce sobre a outra com o objetivo de utilizar a pressão emocional para conseguir um objetivo pessoal de forma pouco ética. A ameaça é uma forma de comunicação agressiva que rompe com o princípio da assertividade baseada na igualdade dos relacionamentos pessoais. Isto é, a ameaça é uma falta de respeito com a outra pessoa. É um ato que possui altas doses de agressividade, portanto, a pessoa se sente vítima de uma ameaça injusta devido à forte tensão causada.

Toda ameaça, seja ela física ou psicológica, causa um grande mal-estar na vítima porque o medo traz consequências físicas e psicológicas, uma vez que tanto o corpo como a mente interage de forma constante.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: