Conceito » Ecología » Ecossistema

Ecossistema - Conceito, o que é, Significado

Um ecossistema é a conjunção entre determinado meio físico e os seres vivos que o habitam. Quanto ao seu tamanho, pode ser bem variado, desde um simples açude em uma pradeira até uma floresta ou um oceano. Assim mesmo, o próprio planeta Terra é um grande ecossistema conhecido pelo termo biosfera.

As relações entre os seres vivos

Todos os seres vivos são classificados em espécies. Os membros de uma espécie que vivem em um ecossistema formam uma população. Por sua vez, o conjunto de todas as populações de um ecossistema forma uma comunidade.

Cada um dos seres vivos dos ecossistemas se relaciona uns com os outros para sobreviver. Desta maneira, os animais predadores precisam de grandes herbívoros e estes por sua vez necessitam de muito capim para se alimentar.

O meio físico e seus tipos

Os elementos do meio físico de um ecossistema influenciam diretamente nos seres vivos que o habitam. Alguns dos aspectos fundamentais que determinam o espaço físico são os seguintes: grau de umidade, temperatura, tipo de solo e relevo.

O ambiente físico é dividido em três campos: terrestre, aquático ou misto. Entre os primeiros, podemos citar as florestas, os matagais, os desertos e as selvas. Nos ambientes aquáticos o fator mais influente é a salinidade e a luz. A costa e a umidade são os exemplos de ambientes mistos.

A questão do fluxo de energia

Em todo o ecossistema há um fluxo constante de energia. Toda a energia que os seres vivos recebem provém do Sol. No entanto, a energia recebida é devolvida em seguida ao meio físico em forma de calor.

Uma planta, uma bactéria ou um animal recebem a energia do Sol e esta energia se desprende posteriormente de cada organismo vivo. Desta maneira, o Sol irradia as plantas e estas realizam a fotossíntese para produzir matéria orgânica e manter seu metabolismo funcionando. Da mesma forma, a existência de plantas fornece energia para outros seres vivos.

As florestas tropicais são ecossistemas frágeis

As florestas tropicais dependem dos períodos mais curtos de chuva que ocorrem anualmente. A água acumulada mantém o ambiente físico em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Este equilíbrio não ocorre quando as mudanças climáticas alteram os períodos de chuva.

Imagem: Fotolia. Richard Carey

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: