Conceito » Política » Debate

Debate - Conceito, o que é, Significado

Um debate acontece quando várias pessoas confrontam suas diferentes opiniões em relação a um assunto em particular. O mesmo tem um caráter argumentativo e é dirigido geralmente por uma pessoa que assume o papel de moderador para que, desta forma, todos os participantes do debate tenham garantidos a formulação de sua opinião, mesmo que não se trate de uma disputa em busca de um vencedor, mas sim por conhecer as diferentes posições sobre determinado assunto que, geralmente, se fala de quem ganha.

No entanto, este último é medido por quem melhor sustenta uma ideia, mais do que por quem tem a razão. Palavras como polêmica, controvérsia ou discussão são espelhos que podem ser identificados.

Diversos contextos que se apresentam em um debate

No âmbito parlamentar os representantes de uma nação abordam propostas e iniciativas. Entre elas ocorre um debate de idéias, pois cada opção política defende suas posições a partir de seus ideais e valores.

Na vida cotidiana o debate apresenta um grande leque de opções: discussões familiares, polêmicas entre amigos, posições enfrentadas no ambiente de trabalho, etc.

O conceito debate não deve ser entendido exclusivamente como uma discussão verbal, já que as redes sociais proporcionam este tipo de local para a troca de idéias. Neste sentido, os usuários do twitter podem polemizar com suas mensagens sobre assuntos de várias naturezas.

Nos meios de comunicação existem diversas modalidades de debates: grupo de jornalistas, programas que confrontam posições distintas, etc.

As boas e as más práticas

Se a troca de ideias e de pontos de vista são realizadas com tolerância, todo debate pode ser enriquecedor. Neste sentido, em certas ocasiões, os debates incorporam a figura de um moderador para que as posições enfrentadas sejam expostas respeitosamente.

Há certos comportamentos que não deveriam acontecer. É inaceitável que dentro de um debate polêmico se recorra ao insulto e à desqualificação pessoal. Por outro lado, as posturas intransigentes, os preconceitos e as interrupções são estratégias que dificultam e empobrecem o confronto de ideias.

Além das boas e das más práticas, há apenas um debate de ideias dentro de uma sociedade democrática onde a liberdade de expressão é respeitada. Desta maneira, o pensamento sectário, as ditaduras, o clima social de intolerância, o pensamento único, o fanatismo e o dogmatismo são alguns dos inimigos do debate.

Importantes debates no mundo global

A agenda internacional é marcada por uma série de polêmicas que afetam o conjunto da população mundial. Entre elas podemos destacar as seguintes: as emissões do efeito estufa, a revolução tecnológica, o crescimento sustentável da economia e do terrorismo. Cada um desses assuntos apresenta múltiplas perspectivas e em todos se forma um debate permanente.

Imagem: Fotolia. Marina

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: