Conceito » Direito » Causa Animal

Causa Animal - Conceito, o que é, Significado

O planeta é composto por seres vivos. No entanto, não só os seres humanos são importantes, há também uma causa animal que integra a importância do bem-estar dos animais vistos como semelhantes. Serve para promover uma cultura ecológica que defende o valor da lei natural como o equilíbrio de um ecossistema perfeito.

A partir desta perspectiva, o movimento de defesa e proteção dos animais é uma corrente que mostra uma nova interpretação dos animais vistos através da empatia.

Ou seja, os animais são seres vivos e também têm direitos que o ser humano não deve violar por usá-los como instrumento

A corrida de touros faz parte de um debate social criado pela defesa dos direitos dos animais. Nele cada vez mais são ouvidas críticas àqueles que consideram este evento uma arte, no entanto, outros consideram algo impróprio de países desenvolvidos.

As redes sociais se tornaram uma importante porta-voz para projetar este tipo de polêmica e tornar visível a situação em um contexto cada vez mais globalizado.

Direitos dos animais

Por esta razão, a causa animal também promove a importância da cultura para gerar novos pontos de vista na mudança de tradições. Portanto, por trás desses movimentos existe o motor de uma nova ética que observa o animal como semelhante a partir da perspectiva de um sofrimento que pode ser evitado.

Existem muitas consequências negativas do uso instrumental dos animais, um dos mais graves é o perigo de extinção de uma espécie.

Igualmente graves são os casos das pessoas que adotam um animal de estimação para cuidar em casa com a perspectiva de que esse animal seja um brinquedo (um puro entretenimento) e não adotam o compromisso necessário para seus cuidados, como mostram muitos cães abandonados no período de férias.

O uso de animais em diversos setores

Este movimento é nutrido por ativistas e pessoas que querem promover esta mensagem de defesa dos direitos dos animais para outros setores. Por exemplo, no campo da moda se promove a defesa da criação de peças elaboradas através de matérias-primas sustentáveis, dando origem a novos tecidos.

Este debate também pode ser aberto ao campo da alimentação, promovendo hábitos nutricionais que valorizam produtos de origem vegetal.

Os animais também podem ser utilizados com uma finalidade diferenciada: a pesquisa médica. Justamente, este tema está aberto a um maior número de posições encontradas, o que implica a oportunidade de poder descobrir novos caminhos de investigação.

Imagem: Fotolia. John Takai

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: