Conceito » Educação » Cultura

Cultura - Conceito, o que é, Significado

O termo a ser analisado é utilizado de muitas maneiras na linguagem cotidiana. Através dele podemos referir a um conjunto de conhecimentos e habilidades, às tradições populares ou à ideia de civilização.

Todas as criações humanas são uma modalidade de cultura

O teatro, a música, a ciência e o folclore são invenções humanas com história, manifestações e conquistas, assim como linguagem própria. Todas elas são expressões culturais. Se uma pessoa tem muito conhecimento sobre diferentes assuntos, costuma- se dizer que tem uma vasta cultura. Dentro de um estado ou de um município existe normalmente uma administração ou um departamento encarregado de promover e organizar as diferentes áreas da cultura.

Cada população tem sua própria tradição cultural

Como referência, a cultura do povo espanhol é formada por elementos bem diferenciados: a língua castelhana, a tradição católica, os principais acontecimentos históricos, etc. Em maior ou menor medida, todos os espanhóis compartilham seus valores conhecidos como cultura espanhola.

As culturas nacionais não são estáticas, mas estão sempre em permanente processo de mudança. Na verdade, atualmente, há imposição de uma cultura globalizada baseada na expansão do inglês e no uso das novas tecnologias. Frente a este modelo de expansão, alguns setores da sociedade reivindicam uma cultura local inspirada na ideia de proximidade e nas tradições populares.

Para referir às várias civilizações que percorreram a história da humanidade empregamos a palavra cultura.

A aquisição da cultura teve início com o domínio do fogo

Os animais não têm uma dimensão cultural e sua existência depende dos instintos e da sua capacidade de adaptação ao entorno natural. Apenas os humanos são seres com cultura.

O homo sapiens desenvolve uma cultura quando é capaz de introduzir elementos que modifiquem sua realidade. Provavelmente, a invenção do fogo foi a primeira ferramenta cultural.

Através do fogo foi possível melhorar a transformação dos alimentos e modificar nossas condições de vida. Desde então, as ferramentas culturais não tem deixado de acontecer como a roda, a escrita, a moeda, os metas, a imprensa, o telescópio, a máquina a vapor, os aviões, a internet, entre outras.

Imagens: Fotolia. filipefrazao - kerkezz

Relacionados:

  1. Tradicional
  2. Sincretismo
  3. Diversidade Cultural
  4. Aculturação
  5. Identidade Coletiva
  6. Arte
  7. Dança
  8. Hélade
  9. Empréstimo Linguístico
  10. Língua Guarani