Conceito » Cultura » Aculturação

Aculturação - Conceito, o que é, Significado

Quando uma comunidade de pessoas assume um tipo de cultura estrangeira ocorre um processo de aculturação. Este processo pode ser consciente ou inconsciente, pacífico ou pelo uso de força.

Diversos exemplos históricos

Quando os conquistadores espanhóis chegaram às terras do continente americano implantaram sua língua, sua religião, suas tradições e seu modo de entender a vida.

A civilização romana foi basicamente a imposição de um modo cultural em relação a outros povos submetidos.

A ideologia nazista foi baseada na submissão de outros territórios e na supremacia da raça e da cultura ariana.

Algumas culturas minoritárias se encontram em perigo de extinção devido à hegemonia das culturas majoritárias. Neste sentido, certas comunidades da América Latina experimentam um processo gradual de perda de identidade como povo (por exemplo, os garifunas que vivem na América Central fazem parte de uma comunidade que tenta manter suas raízes, mas sua cultura está ameaçada pelas instituições dominantes).

Quando o território australiano foi ocupado pelos britânicos, os povos aborígenes foram vítimas de um lento extermínio cultural.

A globalização e a aculturação

A globalização apresenta dois lados bem diferenciados. Em sua dimensão mais satisfatória apresenta uma série de vantagens: maior acesso a todo tipo de bens e serviços, redução dos custos de produção, eliminação das fronteiras econômicas, etc. No entanto, nem tudo são benefícios. Na verdade, o mundo globalizado está associado a uma aculturação. Nesta linha, algumas línguas minoritárias se encontram em perigo de extinção e geralmente os grupos isolados de pessoas vão perdendo suas tradições porque não se adaptam ao modo de vida e à realidade dos mercados globais.

O exemplo mais característico do binômio globalização-aculturação está relacionado com a língua. O inglês tem se tornado um idioma dominante entre as relações humanas e esta circunstância pode ser positiva no campo econômico, mas nociva do ponto de vista da cultura.

O domínio cultural e a correspondente aculturação de uma comunidade apresentam normalmente três fases:

1) o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;

2) a mudança do modelo econômico;

3) a incorporação gradual de uma nova cultura.

Imagem: Fotolia. auremar

Relacionados:

  1. Etnocídio
  2. Diversidade Cultural
  3. Etnicidade
  4. Pré-Colombiano
  5. Multiculturalismo
  6. Cultura
  7. Identidade Coletiva
  8. Ladino
  9. Diáspora
  10. Comunidade