Conceito de Diversidade Cultural

imsev300-074A palavra diversidade cultural é um termo que se refere à diferença, a variedade, a divergência e a abundância de coisas distintas. E cultural é um termo que se refere a tudo aquilo que é próprio ou está relacionado à cultura.

Então, o conceito diversidade cultural trata da convivência e interação que existe efetiva e satisfatoriamente entre diferentes culturas. A existência de diferentes culturas é considerada como importante patrimônio da humanidade, pois esta questão, sem dúvida, ajuda a promover e expandir o conhecimento, assim como certos valores como o respeito e a tolerância, pois o fato de respeitar e tolerar o outro que não manifesta as mesmas crenças e não possui a mesma bagagem cultural, será sempre um passo a frente como pessoa.

Por outro lado, a diversidade cultural propõe o respeito não só por parte de nossos vizinhos e daqueles que nos rodeiam e não pensam iguais a nós, mas também o respeito por parte das autoridades que tem o poder na comunidade que habitamos. Caso a autoridade seja coerciva contra aqueles que expressam ideias contrárias, encontraremos a clara falta de liberdade de expressão, o que popularmente se denomina como ditadura.

Mas a autoridade além de respeitar as ideias de uma determinada cultura, deve dar garantia necessária às diferentes culturas que integram a comunidade para sua sobrevivência, pois é frequente uma cultura ser ameaçada pelo avanço de outra que possui uma vocação hegemônica, então, a autoridade ou o governo deve intervir para proteger a cultura mais fraca e evitar que a mesma termine, desaparecendo assim, a diversidade cultural.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2014). Conceito de Diversidade Cultural. Em https://conceitos.com/diversidade-cultural/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato