Conceito » Aprender » Diversidade Cultural

Diversidade Cultural - Conceito, o que é, Significado

Diversidade cultural é uma situação por onde diferentes expressões culturais próprias da herança e diversas tradições podem conviver harmonicamente, cada uma contribuindo diferentemente. Geralmente, no passado as civilizações mantinham uma cultura isolada do resto das outras comunidades, isto significa que apesar de interagir umas com as outras e enriquecer, a diversidade se mantinha distante, com cada grupo tentando manter sua própria identidade. Atualmente, como resultado de certos processos históricos, sociais e tecnológicos, a diversidade cultural tem se concentrado numa eliminação gradual das diferenças. Assim, podemos perceber que a partir destas diferentes culturas e antepassados surge uma espécie de cultura comum global, que reúne em uma mescla de diferentes culturas.

No passado, como já mencionado, existia uma diversidade cultural que representava um conjunto de tradições, expressões artísticas e religiosas que faziam a identificação de um povo. No entanto, em certos limites podemos observar em algumas circunstâncias, que ocorreu um processo de incorporação de diferentes elementos próprios de diversas culturas em um espaço comum. Assim, podemos dizer que estas civilizações estão em grande parte integradas à diversidade cultural interna e que deram um tratamento de acordo com o que receberiam em sua aldeia natal. De fato, devido ao seu contato frequente com outras civilizações, algumas das quais mostravam avanços superiores em determinadas áreas, Roma começou a integrar em seu interior elementos próprios de diferentes culturas. Um exemplo claro desta situação é seu politeísmo que incorporava deuses de outros povos, provenientes da Grécia. Na área artística experimentaram uma situação parecida, porque utilizaram as mesmas técnicas desenvolvidas por outros povos.

Atualmente, existe uma diversidade cultural integrada devido à globalização. É fato, que o desenvolvimento tecnológico provocou a proximidade das distâncias graças aos meios de transportes mais eficientes. A telecomunicação possibilitou a diversidade cultural colocar-se em evidência e provocou uma situação parecida como a vista em Roma, com a diferença de que o processo não é conduzido por um grupo em particular. Na verdade, é fácil observar como esta diversidade que mostra uma variedade de culturas tão distantes desenvolva gradualmente uma cultura comum que sem dúvida será acentuada com o passar do tempo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: