Cores Primárias e Secundárias - Conceito, o que é, Significado

As cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas pela mistura de nenhuma outra, neste sentido, são conhecidas como cores únicas. Assim, o amarelo, o azul e o vermelho são aquelas que têm esta característica. Em compensação, as cores secundárias são aquelas que podem ser obtidas através da combinação de duas cores primárias. Por exemplo, o laranja é secundário, pois é obtido da mescla do vermelho e do amarelo; o mesmo acontece com o verde que é conseguido pela combinação do amarelo com o azul.

As três cores primárias são reconhecidas facilmente na natureza. O vermelho se encontra nas flores, o azul no céu e o amarelo em alguns animais. O conjunto de cores diferentes às primárias deriva de uma combinação do vermelho, azul e amarelo. Em outras palavras, com a mistura de duas cores primárias podemos obter uma cor secundária.

A diversidade de tons que há ao nosso redor provém das cores primárias, que são visíveis pelo papel da luz. Cores como roxo, laranja e verde são alguns exemplos dos chamados secundários.

Cores terceiras

Quando uma cor primária combina com outra secundária, o resultado final é de uma cor terceira. Quando combinamos o vermelho e o laranja obtemos um laranja avermelhado. Já quando mesclamos o laranja com o amarelo, o resultado é um amarelo alaranjado.

Teoria da cor e modelos de cor

Através das diferentes cores e de suas diversas combinações temos a possibilidade de criar imagens associadas a ideias e sentimentos. Entende-se por cor o aspecto de cada elemento devido às diferentes qualidades da luz. Deve-se destacar que nossos olhos apenas percebem as cores que estão refletidas nos objetos pela ação da luz. Isto se deve aos raios do Sol que contém todas as cores do arco-íris misturados; esta mescla é conhecida como luz branca.

Quando a luz branca golpeia um objeto branco, o objeto não absorve a luz, mas se esta luz golpeia um objeto preto, este objeto absorve toda a luz e por isso podemos observar sua cor negra. Em resumo, a cor branca é a mistura de todas as cores do arco-íris e o preto é a ausência de luz.

Existem dois modelos de cores: as de luz e as de pigmento

As primeiras são conhecidas como RGB porque se referem ao vermelho, ao verde e ao azul em inglês (red, green e blue) e são normalmente empregadas nos meios virtuais como computadores, tablets, celulares, etc.

As de pigmento correspondem às siglas CMYK em inglês, que fazem referência ao ciano, magenta, amarelo e a letra k ao preto como cor chave (a mistura das três primeiras cores resulta o preto).

Imagem: Fotolia. juvelez

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: