Conceito » Religião » Cores Litúrgicas

Cores Litúrgicas - Conceito, o que é, Significado

Tradicionalmente as cores estão associadas às ideias e sentimentos. Este vínculo pode estar expresso também em diferentes religiões. Em relação ao catolicismo, durante o ano litúrgico, os sacerdotes se vestem com diferentes cores, dependendo da cerimônia ou do ato solene que se realizada em cada momento. Neste sentido, a Igreja Católica trata de diferentes tempos litúrgicos: o Advento, o Natal, a Quaresma, a Páscoa e o tempo comum ou demais domingos do ano.

A partir desse período, algumas cores litúrgicas são definidas como vestimenta dos sacerdotes. Estas cores são: verde, roxo, branco e vermelho. Com elas, os sacerdotes se vestem e enfeitam para transmitir algum tipo de mensagem durante a celebração da missa aos fieis.

Cada cor tem um significado

A cor verde é empregada durante o tempo comum e simboliza a ideia de esperança para os cristãos. Já a cor roxa é utiliza durante dois períodos: o Advento e a Quaresma.

Durante o primeiro período se recorda a chegada do Senhor em forma de carne mortal e sua chegada ao final dos tempos.

A partir do segundo período, pretende-se transmitir a ideia de penitência, por isso se trata de tempo de preparação para os mistérios essenciais da redenção dos homens, como acontece durante a Semana Santa.

Além disso, o roxo é usado em algumas cerimônias, como nos falecidos durante os funerais. A cor branca lembra a alegria da Páscoa e utilizada durante o período de Natal, através dela indica a satisfação pelo nascimento de Cristo. O vermelho é utilizado para comemorar o sangue derramado pelos mártires cristãos ou para o tempo de Pentecostes; come esta cor se transmite a ideia do Espírito Santo através do fogo que ilumina a alma humana.

A alva, cíngulo, estola e casula

Além das cores da vestimenta dos sacerdotes já citados, no que diz respeito às roupas, podemos destacar as seguintes:

1) a alva é uma túnica branca que cobre todo o corpo e que vai até os pés. É a primeira peça com a qual o sacerdote celebra a Missa (com ela simboliza a ideia de pureza e todo o ritual se encontra a serviço de Deus);

2) o cíngulo é um cordão que se coloca ao redor da alva na cintura do sacerdote e simboliza a união espiritual com Deus;

3) a estola é uma tira de tecido fina que se coloca sobre a alva ao redor do pescoço na parte da frente e em cima dos ombros. Simboliza o poder de Cristo outorgado ao sacerdote;

4) a casula é a capa superior com algumas das cores litúrgicas e que expressa a congregação do ato celebrado. Simboliza a ideia de caridade de Jesus Cristo para com os homens.

Imagem: Fotolia. t0m15

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: