Emoções Básicas - Conceito, o que é, Significado

As emoções e sentimentos fazem parte da natureza humana. O pensamento produz uma emoção, ou seja, um pensamento positivo provoca uma emoção agradável como a alegria. O pensamento negativo gera medo, insegurança e incerteza, enquanto que as emoções primárias são a base das demais.

São quatro as emoções básicas

1. A alegria é a principal emoção, está causada por um motivo que produz agrado. Como emoção primária, a alegria está conectada com outras emoções secundárias que fazem parte do mesmo contexto, mas com uma intensidade diferente como a ilusão, o prazer, o êxtase, a esperança, a satisfação pessoal, o regozijo, a jovialidade, etc. A alegria e suas diversas formas de manifestação são um tesouro existencial, um legado de felicidade da qual todas as pessoas aspiram, momentos de plenitude ao destino.

2. A essência da alegria pode ser compreendida melhor através do seu oposto: a tristeza. Outra emoção primária que também é base para as emoções secundárias que se conectam com a essência da tristeza são as seguintes: pena, lástima, compaixão, desejo, melancolia, duelo interior, choro, amargura, arrependimento, dor da alma, aflição, desespero, desesperança, entre outras.

3. Outra emoção primária é o medo. Trata-se de um sentimento instintivo que mostra o desejo de proteger o ser humano contra possíveis perigos. No entanto, o medo pode ocorrer em várias escalas e diante de diferentes causas. Por esta razão, surgem as emoções secundárias. Por exemplo, a angústia, a preocupação, a perturbação do humor, a ansiedade, o medo, o pânico, o pavor, etc.

4. A raiva é outra emoção primária, a irritação é um sentimento natural que surge quando uma pessoa se considera vítima de uma situação vista como injusta. Há emoções secundárias que estão conectadas a este ponto, por exemplo, a cólera, o ressentimento, a fúria, o incômodo, a indignação, o desconforto, o ódio, entre outras.

Inteligência emocional

Por sua vez, as emoções primárias também podem ser positivas, como mostra o caso da alegria; ou então negativas, como mostra a essência da tristeza e suas variantes. As quatro emoções básicas são a raiz de todas as demais, ou seja, as emoções secundárias contêm a essência de uma das quatro emoções principais.

A inteligência emocional mostra a riqueza do mundo interior do ser humano e sua forma de sentir. As emoções mostram a interação humana constante do ser humano com o ambiente que o rodeia. No entanto, as emoções possuem inúmeras variantes, portanto, o autoconhecimento não só parte da vivência das emoções primárias, como também das secundárias.

Imagem: Fotolia. maximon4ik

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: