Sentimentos - Conceito, o que é, Significado

Sentimentos

Sentimentos são os estados de ânimo e experiências internas que afetam as pessoas diante de um determinado acontecimento, seja atual ou revivido por meio de lembranças. A dinâmica dos sentimentos tem sido estudada detalhadamente por várias correntes psicológicas, atingindo a diferentes conclusões em função do difuso que representa o objeto de estudo. Os sentimentos também podem ser qualificados como reações básicas que se têm e que nos orientam instintivamente a um proceder ou outro.

Historicamente existe uma dicotomia entre a função dos sentimentos e da razão, à medida que se torna impossível esboçar um conhecimento firme e claro de uma determinada questão ou tópico. No entanto, os sentimentos de modo que são experiências revividas do passado diante de determinados acontecimentos, são consequência de um nível de cognição paralelo ao da razão.

Um termo utilizado com frequência como sinônimo de sentimento dentro da tradição filosófica é o da paixão. Ele deriva de uma expressão latina que se refere a um sentimento de dor por causa de um desejo intenso por uma pessoa ou objeto. Desde a antiga Grécia foram feitas famosas reflexões sobre o papel dos sentimentos na identidade do homem, especialmente sob as lições de Platão e Aristóteles. Assim, com o advento do cristianismo, estas avaliações foram consideradas para indagar a influência que as experiências emocionais tiveram sobre o homem em relação à moral, especialmente nas obras de São Tomas; elas não seriam necessariamente boas nem más, a não ser de acordo com sua orientação sobre a razão e a inclinação do homem para o que foi criado, Deus. Outros pensadores que seguiram esta ideia da experiência humana são Hume, Descartes, Spinoza, Kant, Schopenhauer, etc.

Na atualidade, existe grande quantidade de tratamentos a partir de diferentes abordagens teóricas no que se diz respeito à elaboração de sentimentos por parte das pessoas. Na verdade, a existência de experiências negativas e seus sentimentos associados podem fazer com que uma pessoa se sinta afetada em suas relações sociais. Nestes casos, fazer uma boa escolha do tratamento como da pessoa que o orienta é de extrema importância, sendo a empatia uma condição indispensável.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: