Conceito » Ecología » Clima

Conceito de Clima

Quando numa conversa se fala sobre o calor que se faz, a força do vento ou a intensidade da chuva significa que está se falando sobre o tempo atmosférico. Desta maneira, os fatores que determinam o tempo atmosférico são a temperatura, as precipitações e o vento.

Em compensação, a questão do clima vai muito mais além e se trata de um fenômeno geral e complexo. Na verdade, a climatologia e a meteorologia são disciplinas diferentes. A primeira está focada no estudo da diversidade climática, enquanto que a segundo estuda a dinâmica atmosférica.

Entende-se por clima o tipo de tempo atmosférico que normalmente se apresenta em determinado território durante um período de tempo prolongado. Em outras palavras, o clima é o conjunto de condições meteorológicas que se repetem em ciclos de tempo em uma área.

Os elementos que formam o clima são os seguintes: temperatura, pressão atmosférica, umidade, precipitações e os ventos

A temperatura pode ser entendida por uma maior ou menor presença de calor. A pressão atmosférica é o peso do ar sobre a superfície terrestre. A concentração de vapor de água no ambiente é a umidade. O vento é formado por correntes de gases que compõem a atmosfera e as correntes são produzidos pelas diferenças de temperatura causadas pelo Sol.

A climatologia é uma ciência multidisciplinar

Para o estudo do clima é necessário recorrer a outras áreas do conhecimento. Assim, os fenômenos astronômicos como a rotação terrestre e outros movimentos têm uma relação direta com o clima. A heliografia é um ramo da astrofísica que analisa os fenômenos solares e como estes afetam o clima.

A climatologia também utiliza os dados fornecidos pela meteorologia. Por outro lado, tanto os meteorologistas como os climatologistas precisam de conhecimentos sobre a física e a química. A questão do calor e a transmissão de energia são também relevantes para compreender as variações climáticas e estas questões são abordadas na termodinâmica.

Outras ciências têm uma relação direta com o clima

- A hidrologia trata dos ciclos de água;

- A oceanografia explica o funcionamento das correntes marinhas, das quais intervêm de maneira evidente na evolução do tempo atmosférico e do clima;

- A vulcanologia se refere ao estudo dos vulcões, dos quais podem gerar vapores de ácido sulfúrico na atmosfera terrestre;

- A mineralogia estuda os minerais, sendo que a maioria tem isótopos, que são átomos com um potencial radioativo e esta circunstância tem um efeito sobre o clima.

Imagem: Fotolia. tcsaba

Relacionados:

  1. Climatologia
  2. Troposfera
  3. Ciclogênese
  4. Pressão atmosférica
  5. Bioma
  6. Climas Frios
  7. Duna
  8. Dendrologia
  9. Eolionimia
  10. Tempestade de Areia