O termo dendrologia está formado pelo vocábulo grego dendrón, que quer dizer árvore, e a palavra logia, que significa conhecimento ou ciência. É uma disciplina integrada à botânica, focada na identificação de espécies de árvores, mais particularmente as plantas lenhosas. Nesta área do conhecimento são estudadas as características morfológicas das árvores, incluindo troncos, folhas e cascas. Deve-se destacar que as árvores apresentam uma vasta gama de formas e tamanhos, devido à grande diversidade de espécies.
Os estudos da dendrologia são responsáveis pela identificação de plantas em suas diversas estruturas. Neste sentido, pode-se afirmar que é uma ferramenta complementar da botânica. Em compensação, a taxonomia se limita à classificação das plantas em sua diversidade. Apesar de tratar de duas áreas distintas, ambas permitem a classificação do conjunto de espécies vegetais com critérios científicos.
O primeiro objetivo desta área da botânica é estabelecer uma nomenclatura de árvores, tanto para nomes comuns como científicos. Tudo isso seguindo as regras e princípios estabelecidos pela botânica.
Em segundo lugar, a dendrologia identifica cada árvore dentro de sua família botânica correspondente.
Por outro lado, fica estabelecido o tipo de relação entre cada espécie arbórea com os diversos ecossistemas.
Os conhecimentos sobre a dendrologia trazem informação de grande utilidade para o setor madeireiro.
A madeira é um material de inúmeros usos, pois serve como combustível, para a indústria de móveis ou para a fabricação de papel. Neste sentido, é importante estabelecer uma classificação correta dos diferentes tipos de madeira, conhecer as fases de secagem e suas diferentes propriedades.
Os troncos das árvores apresentam uma série de anéis circulares. Quanto mais anéis têm uma árvore, maior será sua idade. Ao observar estas estruturas é possível saber como cada árvore tem evoluído ao longo do tempo, assim como suas doenças e condições climáticas.
O estudo da dendrocronologia fornece informações sobre o passado, especialmente sobre a evolução do clima (variações de temperatura, velocidade do vento e outros aspectos do clima que afetam o desenvolvimento de árvores).
Imagem: Fotolia. 9comeback
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2017). Conceito de Dendrologia. Em https://conceitos.com/dendrologia/. São Paulo, Brasil.