Conceito » Ecología » Dendrologia

Dendrologia - Conceito, o que é, Significado

O termo dendrologia está formado pelo vocábulo grego dendrón, que quer dizer árvore, e a palavra logia, que significa conhecimento ou ciência. É uma disciplina integrada à botânica, focada na identificação de espécies de árvores, mais particularmente as plantas lenhosas. Nesta área do conhecimento são estudadas as características morfológicas das árvores, incluindo troncos, folhas e cascas. Deve-se destacar que as árvores apresentam uma vasta gama de formas e tamanhos, devido à grande diversidade de espécies.

Não podemos confundir a dendrologia com a taxonomia

Os estudos da dendrologia são responsáveis pela identificação de plantas em suas diversas estruturas. Neste sentido, pode-se afirmar que é uma ferramenta complementar da botânica. Em compensação, a taxonomia se limita à classificação das plantas em sua diversidade. Apesar de tratar de duas áreas distintas, ambas permitem a classificação do conjunto de espécies vegetais com critérios científicos.

Principais objetivos como matéria de estudo

O primeiro objetivo desta área da botânica é estabelecer uma nomenclatura de árvores, tanto para nomes comuns como científicos. Tudo isso seguindo as regras e princípios estabelecidos pela botânica.

Em segundo lugar, a dendrologia identifica cada árvore dentro de sua família botânica correspondente.

Por outro lado, fica estabelecido o tipo de relação entre cada espécie arbórea com os diversos ecossistemas.

Os conhecimentos sobre a dendrologia trazem informação de grande utilidade para o setor madeireiro.

A madeira é um material de inúmeros usos, pois serve como combustível, para a indústria de móveis ou para a fabricação de papel. Neste sentido, é importante estabelecer uma classificação correta dos diferentes tipos de madeira, conhecer as fases de secagem e suas diferentes propriedades.

A dendrocronologia é uma parte de dendrologia que foca o estudo dos anéis dos troncos das árvores.

Os troncos das árvores apresentam uma série de anéis circulares. Quanto mais anéis têm uma árvore, maior será sua idade. Ao observar estas estruturas é possível saber como cada árvore tem evoluído ao longo do tempo, assim como suas doenças e condições climáticas.

O estudo da dendrocronologia fornece informações sobre o passado, especialmente sobre a evolução do clima (variações de temperatura, velocidade do vento e outros aspectos do clima que afetam o desenvolvimento de árvores).

Imagem: Fotolia. 9comeback

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: