O clima é um conjunto de condições atmosféricas que primam e se caracterizam em uma zona geográfica, no entanto, os climas frios são diferentes dos outros porque as temperaturas normais e recorrentes durante todo ano estão sempre muito frias e abaixo de zero. Esta situação acontece nas zonas polares correspondentes aos hemisférios Norte e Sul, como também nas altas montanhas.
Quem acompanha o frio neste tipo de clima é o vento intenso, assim, ambos os elementos formam uma aliança que tornam estas zonas difíceis de ser habitas e escassamente povoadas, como é o caso dos polos norte e sul.
No entanto, o frio extremo ocorre em ambos os polos, sendo registradas as temperaturas mais frias na Antártica, por tratar-se de um continente.
Continuando nesta onda de frio, podemos nos deparar com as regiões mais altas das cordilheiras, onde o clima é hiperfrio, embora seja um pouco menor que nos polos.
E numa escala menor podemos nos deparar com os climas frios das áreas mais próximas aos polos. Por exemplo, na América do Sul, mais precisamente na província mais austral da República da Argentina, a Terra do Fogo apresenta um clima frio durante todo o ano. A vida humana se desenvolve sem problemas neste lugar, pois o frio não é tão intenso como na Antártida, embora, vale destacar, que as pessoas que ali residem costumam receber alguns subsídios principalmente em relação à calefação dos lares.
Nos climas frios existem dois tipos de paisagens bem característicos. Por um lado, a tundra cujo terreno é aberto, bem plano e por onde predomina obviamente o clima glacial. Seu subsolo é gélido e carece de vegetação, da mesma forma que as condições do solo são frias e há o predomínio de musgos e liquens.
Por outro lado, existe a paisagem glacial, onde as águas são literalmente congeladas e o cume das montanhas totalmente nevado.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2015). Conceito de Climas Frios. Em https://conceitos.com/climas-frios/. São Paulo, Brasil.