Climas Frios - Conceito, o que é, Significado

Climas-Frios-cachorroA meteorologia é a disciplina cientifica que estuda os fenômenos atmosféricos do planeta. Dentro do quadro meteorológico e de todas as suas variáveis, os climas frios (também conhecidos como climas glaciais) são aqueles de temperatura muito baixas ou inferiores a zero grau.

Como o conceito frio é normalmente relativo, utiliza-se uma unidade de medição chamada frigoria para estabelecer esta condição. Através dela é possível determinar a ausência de calor em determinada área.

Além da temperatura, há outras variáveis que determinam o conceito de clima frio

O local do planeta estudado é fator determinante para qualquer aspecto climático. Existem dois habitats particularmente frios: as zonas polares e as altas montanhas. Assim, quanto mais afastado estiver do trópico, menor será a temperatura média.

Isto acontece porque os raios solares têm uma menor incidência sobre os polos. A altura é também determinante, pois quanto maior a altura menor será o registro de temperatura. A distância de um território em relação ao mar também afeta ao clima, pois quando estamos distantes do mar a queda da temperatura é maior. O vento e a neve são outras características associadas aos climas frios.

Os climas frios trazem consequências sobre a vida humana

Nos lugares onde os registros de temperatura são extremamente baixos (chamados de frio polar) as condições para uma vida em sociedade são bem difíceis, pois são zonas com densidade de população muito baixa.

A vegetação característica dos territórios com climas frios é a tundra, própria do hemisfério norte do planeta. Está formada por musgos e liquens, assim como o subsolo permanece gelado durante todo o ano. Abaixo desta latitude o clima é frio, mas não ao extremo e a vegetação adquire uma maior variedade (conhecida como taiga).

O clima frio das zonas polares gera camadas de gelo sobre o mar, as conhecidas banquisas

A banquisa ártica é permanente, já a antártica é formada no inverno e desaparece durante o curto verão austral. Devido à mudança climática sofrida pelo planeta, estas áreas de gelo reduzem gradativamente e esta circunstância apresenta efeitos sobre a cadeia trófica deste ecossistema. As consequências são várias: o perigo da extinção de algumas espécies (por exemplo, os ursos polares) e especialmente com a diminuição das banquisas as alterações climáticas se agravam ainda mais.

Imagens: iStock. vvvita / baona

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: