Bioma - Conceito, o que é, Significado

O termo bioma se refere à área da biologia, mais particularmente à ecologia. O bioma pode ser entendido como uma grande superfície que forma uma unidade ecológica. Portanto, esta unidade ecológica está composta pela flora, fauna e o clima, constituindo assim um bioma. A influência do clima sobre a paisagem é determinante e por isso os biomas são também conhecidos como paisagens bioclimáticas.

O bioma possui diferentes tipos de ecossistemas. Desta maneira, se um ecossistema é a soma de todos os seres vivos em um habitat, o bioma é a soma de ecossistemas que apresentam características semelhantes (por exemplo, o oásis e o deserto são dois ecossistemas diferenciados, mas que fazem parte de um mesmo bioma, ou seja, de um deserto).

Normalmente o termo bioma é confundido com outros conceitos, por exemplo, pelo termo habitat, biótipo, ecossistema ou ecozona. Pode-se dizer que o bioma é um modelo de natureza na qual os seres vivos de um habitat possuem características que dependem de certos fatores climáticos como a temperatura, a umidade, as chuvas, etc.

Tipos de bioma em nosso planeta

Os principais biomas são os seguintes: a tundra, os bosques, o deserto, a taiga, a selva, a savana, as estepes e os biomas aquáticos.

A tundra apresenta temperaturas muito baixas, precipitações escassas e o terreno se encontra quase sempre congelado. Estas condições climáticas determinam um tipo de vegetação que apenas floresce no verão.

Os bosques desprendem grande quantidade de oxigênio e apresentam grande diversidade de fauna e flora (mais da metade das espécies terrestres se encontram nos bosques).

O deserto possui os níveis de chuva muito baixos, praticamente inexistentes. A escassez de água determina o estado do solo e as condições de vida dos animais e das plantas.

A taiga se localiza no hemisfério norte do planeta e em algumas zonas montanhosas. Neste bioma as temperaturas são muito baixas e o verão é bem curto. A água é escassa e permanece gelada a maior parte do tempo. A vegetação é formada por coníferas (por exemplo, pinheiros ou abetos) e as plantas estão adaptadas à escassez de água.

As selvas tropicais estão situadas na zona do equador, apresentam um clima úmido e chuvoso. A vegetação conta com grandes árvores e há uma boa diversidade de fauna e flora.

As savanas são pradarias tropicais de grande extensão e vegetação dispersa. Apresentam uma elevada temperatura e duas estações bem diferenciadas: uma seca e outra úmida.

As estepes formam um bioma de clima temperado, semiárido e úmido, assim como uma estação calorosa no verão e com temperaturas baixas no inverno. Há grandes pradarias em países como Estados Unidos, Argentina e Austrália.

Por último, estão os biomas aquáticos, dos quais se dividem em ecossistemas de água salgada e doce.

Imagem: iStock. ultramarine5

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: