Carta de Leitores - Conceito, o que é, Significado

Os jornais, tanto os impressos como os digitais, organizam suas informações através de seções. Com este sistema o leitor pode encontrar com mais facilidade aquilo que lhe interessa mais. Uma das seções tradicionais é a chamada Carta dos leitores, também conhecida como Cartas ao diretor.

Como seu próprio nome indica, trata-se de uma mensagem escrita por um leitor com o propósito de dar sua opinião sobre algum tema da atualidade.

Do ponto de vista histórico, os jornais britânicos foram os primeiros a introduzir esta seção no século XVIII. A partir da perspectiva jornalística, as cartas dos leitores estão integrados ao gênero da opinião.

Se uma das cartas que fazem parte da seção se destaca sobre as demais, por algum motivo, é comum apresentar-se com um formato mais chamativo.

A finalidade desta seção

Todos os jornais têm uma linha editorial particular. Assim, cada um defende certos valores específicos e alguns ideais políticos. A seção dedicada aos leitores tem como objetivo a interação entre os meios de comunicação e a sociedade como um todo.

Deve-se destacar que nesta seção é comum o jornal especificar expressamente que não se responsabiliza pelas opiniões dos seus leitores e que todas as cartas devem especificar o nome completo do responsável. Por outro lado, os meios de comunicação sugerem que a carta não seja muito extensa.

Diferentes abordagens

Os leitores podem entrar em contato com o jornal através de qualquer tipo de proposta. Algumas das possíveis abordagens são as seguintes: queixas sobre situações sociais, reflexões sobre polêmicas atuais, opiniões a favor ou contra um tema em destaque ou então cartas de agradecimento destinadas ao serviço público. Às vezes, os leitores se dirigem ao jornal para mostrar seu desacordo em relação a uma informação ou para estabelecer um debate com um de seus colaboradores.

Os comentários na impressora digital têm substituído à seção tradicional

Mesmo com as cartas dos leitores continuando a fazer parte dos jornais, o surgimento da imprensa digital tem trazido uma mudança na abordagem. A imprensa online permite que os leitores comentem e avaliem as notícias a partir de qualquer ponto de vista.

Apesar dos comentários e das expressões dos leitores tenham uma evidente semelhança, há duas opções diferentes. Os comentários costumam ser breves, com um estilo casual e por estarem protegidos pelo anonimato permitem todo tipo de ousadia. Em compensação, as cartas de leitores são mais formais e com um estilo mais cuidadoso.

Imagem: Fotolia. sebra

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: