Conceito » Educação » Credencial

Credencial - Conceito, o que é, Significado

A credencial é um tipo de documento que credencia uma pessoa a algum propósito. Neste sentido, há qualificações ou credenciais para participar de um congresso profissional, para ter acesso a uma bolsa de estudos, para participar de uma atividade, enfim, para tudo aquilo que envolva certo reconhecimento oficial.

Quem concede uma credencial é geralmente uma instituição e através dela garante ao indivíduo reunir as condições necessárias para algum fim.

A origem medieval das credenciais

Na Idade Média, não havia um passaporte ou um documento de identidade para informar os dados das pessoas. Neste sentido, para viajar era necessário que alguma instituição (geralmente a igreja) concedesse algum tipo de documento de identificação que credenciasse o viajante. Neste contexto social, as credenciais serviam como um salvo-conduto.

Por exemplo, a chamada "carta de comunhão" era um tipo de credencial que indicava o viajante como uma pessoa que havia recebido o sacramento da comunhão e com essa carta era possível comprovar sua condição de cristão. Através da carta o viajante tinha alguma segurança e sabia que, a princípio, seria bem recebido em outros lugares.

Por outro lado, a credencial de peregrino existia na Europa Medieval, era um documento que permitia ao viajante comunicar sua condição de cristão e poder deslocar-se com certa segurança a qualquer território europeu.

Nos processos eleitorais

Para exercer o direito de voto em alguns países é necessário que o cidadão obtenha uma credencial para poder identificá-lo e, portanto, exercer seu direito de voto. Da mesma forma, os membros dos partidos políticos que monitoram os locais de votação devem usar uma credencial para indicar sua participação.

A partir deste tipo de documentação, pretende-se garantir a transparência nas votações e evitar qualquer tipo de fraude.

No mundo da diplomacia

Nas relações internacionais, existem as cartas credenciais. Trata-se de um documento oficial que um chefe de estado dirige ao outro para transmitir a nomeação de um novo embaixador.

Para que a carta seja aceita é necessário que a embaixada receptora esteja de acordo com a nomeação; esta conformidade é conhecida como placet. Se o país destinatário não concedesse o placet (palavra que vem de placere e significa agradar) não seria possível obter a carta credencial.

Imagem: Fotolia. oasis15

Relacionados:

  1. Carta Documento
  2. Documento
  3. Capital Social
  4. Carta Magna
  5. Apostila da Haia
  6. Apostasia
  7. Receita Médica
  8. Auctoritas
  9. Anúncio
  10. Encíclica Papal