Mensagem - Conceito, o que é, Significado

MensagemA mensagem é um elemento fundamental da comunicação e transmitida por algum meio.

A análise de uma comunicação é complexa, uma vez que existe a participação de vários elementos: o emissor, o receptor, o canal, o código, o contexto e a mensagem. Cada um desses elementos tem suas peculiaridades, funções e variáveis. Entretanto, o processo global é sintetizado e resumido em algo muito específico: a mensagem. Em outras palavras, o conteúdo da comunicação, que pode ter diversas formas (oral, escrita, através de imagens, etc.). O contexto, a intenção ou o suporte utilizado também são variáveis. Em compensação, a mensagem é algo concreto e possível de descrever em poucas palavras.

A mensagem é uma ideia que se dá por conhecida através de algum suporte. Si quero vender uma moto, posso expressar de muitas maneiras: em um anúncio na imprensa, comentando com amigos ou publicando nas redes sociais, facebook ou twiter. Os sistemas são inúmeros, mas a mensagem não muda: quero vender uma moto. É evidente que será vendida com mais facilidade quando empregada por um meio ou outro, mas o êxito ou fracasso da venda não altera o significado da mensagem.

A finalidade de uma mensagem é dar a oportunidade de conhecer algo. A forma e o fundo são fatores determinantes, pelas palavras empregadas, pela abordagem em função da intenção do emissor. Neste sentido, adaptar o tipo de mensagem ao contexto é provavelmente a chave para alcançar o objetivo na comunicação. Voltando ao exemplo da venda da moto, a pessoa que deseja vender a moto terá melhor resultado assim que escolher o meio de comunicação mais adequado para transmitir a mensagem.

O papel da comunicação é fundamental para entender o mundo em que vivemos. Os especialistas são conscientes da força das palavras para que uma mensagem seja eficiente. Não há fórmula mágica que garanta o êxito, embora sejam recomendadas algumas normas. Por um lado, recomenda-se que a mensagem tenha certo componente emocional para que desta maneira seja captada mais favoravelmente. Um bom exemplo de mensagem com estas características é a ilustre frase “Yes,we can” utilizada por Barack Obama em sua primeira campanha à presidência dos Estados Unidos. Além dessa frase, outras pessoas também foram lembradas e especialmente úteis, por exemplo, o presidente Churchill que pediu um esforço a mais aos britânicos na 2ª Guerra Mundial com a expressão de três palavras: sangue, suor e lágrimas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: