Conceito de Diretor

DiretorO termo diretor se refere a uma pessoa que tem como função a direção de diferentes órgãos ou instituições, como uma empresa, um negócio, uma companhia de teatro, um estabelecimento educativo, uma equipe de futebol, entre outras.

Sua principal tarefa será a direção, dirigir o pessoal ou os indivíduos que se encontram ao seu poder e guiá-los da melhor maneira possível para obter a satisfação do objetivo fixado. Sobre o diretor é que recairá toda a responsabilidade de uma atividade dirigida, ou seja, se as coisas saem bem, ele será o responsável, e se não saem também.

O diretor guiará seus comandados para tirar o melhor de cada um, e com isso, contribuir com o objetivo proposto. Nas empresas, o diretor é denominado Diretor Geral e é quem goza da máxima autoridade na gestão e direção administrativa de uma companhia. Normalmente, o diretor geral conta com um grupo de diretores que devem responder seu comando e que são responsáveis por cada área de uma empresa, por exemplo, um diretor de operações, diretor de crédito, diretor de informação, entre outros.

Outro tipo de diretor muito conhecido é o diretor de teatro, que é quem conduzirá, montará e orquestrará a montagem de uma obra de teatro, cabendo em suas funções, à unificação de critérios e condutas da produção. O diretor de teatro coordena todos os aspectos da obra, vestuário, iluminação, atuação e maquiagem, sendo o responsável absoluto do produto final apresentado em cena.

E outro diretor muito popular é o diretor técnico, aquele indivíduo encarregado da direção e treinamento de uma equipe de futebol. Além de treinar seus jogadores, ele deverá desenvolver estratégias para ganhar de seus rivais.

Referencia autoral

Publicado em out., 2013. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/diretor/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato