Missiva - Conceito, o que é, Significado

Publicidade

A palavra missiva vem do latim, mais especificamente do verbo mittere, que significa enviar. Equivale à carta, ou seja, um documento escrito que serve para comunicar algo à outra pessoa. Embora os termos carta e missiva tenham o mesmo significado, o primeiro faz parte da linguagem coloquial e o segundo um cultismo pouco usado na vida cotidiana.

Publicidade

Ao mesmo tempo, trata-se de um arcaísmo, ou seja, uma palavra que em outras épocas era usada com relativa normalidade, mas com o passar do tempo desapareceu do vocabulário coloquial da atualidade.

Publicidade

A evolução das mensagens escritas

Desde que o povo sumério inventou o primeiro alfabeto, as mensagens escritas não pararam de evoluir.

Durante séculos, quando uma pessoa queria comunicar-se com outra que se encontrava a certa distância, não tinha outra escolha senão enviar uma carta ou missiva por correio. Esta tradição ainda não desapareceu, mas é bem provável que em pouco tempo todas as cartas manuscritas sejam uma raridade.

No presente, o uso do correio eletrônico substituiu em grande parte as cartas clássicas do passado. Inclusive o próprio correio eletrônico (popular e-mail) está ficando obsoleto por causa do sistema de mensagens de texto do Whatsapp ou SMS das redes sociais.

Sinônimos e termos relacionados às mensagens escritas

Embora a sinonímia expresse a equivalência de significado entre diferentes palavras, o fato de duas palavras serem sinônimas não significa que tenham exatamente o mesmo significado, pois cada vocábulo tem um aspecto em particular que o diferencia do outro.

Usamos a palavra carta para referir a qualquer documento escrito na qual um emissor comunica algo a seu receptor. Em compensação, o termo missiva é empregado em contextos de uma linguagem própria de outras épocas ou então com a intenção de usar um cultismo.

- A epístola é também sinônimo de carta, só que este termo é usado apenas como registro culto. Nos livros do Novo Testamento são ilustres as epístolas paulinas, escritos que Paulo de Tarso dirigiu aos fieis cristãos.

- O pliego é um documento que inclui uma série de cláusulas ou condições relacionadas a algum tipo de atividade.

- O aviso fúnebre é aquele que comunica o falecimento de uma pessoa.

- O e-mail ou correio eletrônico é também uma modalidade de carta, mas neste caso o suporte físico é digital.

Imagem: Fotolia. joserpizarro

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: