Conceito » Comunicação » Asterisco

Asterisco - Conceito, o que é, Significado

Na imprensa escrita, nas páginas de um livro ou em um folheto publicitário, encontramos todo tipo de sinais tipográficos, como as aspas, os parênteses, o hífem, a barra, as reticências ou o asterisco. Este último apresenta uma forma similar a uma estrela (*). Na verdade, a palavra provém do vocábulo grego asteriskos e literalmente significa "pequena estrela".

Na linguagem escrita

Este sinal é usado para informar ao leitor sobre um assunto específico. Assim, o asterisco aparece ao lado de uma palavra entre parênteses e desta maneira o leitor sabe que no final do texto haverá uma nota informativa com este sinal acompanhado de um esclarecimento específico. Se num texto houver mais de uma explicação na parte inferior da página, não é aconselhável usar este sinal e sim uma numeração entre parênteses.

- Muitas vezes, este símbolo é usado antes de uma palavra para indicar que não está bem escrito (por exemplo, "* Houve mais de 100 vítimas no acidente").

- Além disso, utilizam-se três asteriscos acompanhados de uma palavra quando se quer evitar o uso de termos inconvenientes ("Estava muito irritada e mandei todos tomar no c ***").

- Nos textos sagrados, são usados para separar os salmos dos versículos ou para especificar que na oração é necessário realizar uma pausa para que a mesma seja efetuada corretamente.

- No campo da linguística, emprega-se para indicar que um vocábulo evoluiu ao longo do tempo.

- Por último, em alguns dicionários aparece antes de uma data ou de um topônimo (* Madrid 1950 quer dizer que a pessoa mencionada nasceu nesta cidade).

Do ponto de vista histórico

A escrita cuneiforme realizada sobre uma tábua de argila foi o primeiro suporte para escrever mensagens com símbolos fonéticos. Para complementar as letras do alfabeto foi necessário incorporar alguns sinais específicos.

Os filólogos gregos do período alexandrino usaram o sinal da estrelinha para comunicar uma correção nos textos clássicos. O asterisco e o conjunto de sinais tipográficos começaram a ser difundidos amplamente a partir da criação da imprensa no século XV.

Em outros contextos de comunicação

- Nos telefones, ao lado do zero aparecem dois sinais: à esquerda * e à direita #.

- Alguns formulários eletrônicos utilizam este sinal, indicando que um item deve ser preenchido de forma obrigatória.

- Na informática é usado como um operador de referência ou de multiplicação.

- Na linguagem da matemática serve para multiplicar.

Imagens Fotolia: Frank Meyer, AntOOn

Relacionados:

  1. Citação Textual
  2. Etimologia
  3. Referência Cruzada
  4. Paratexto
  5. Apóstrofe
  6. Códice
  7. Sinal de Trânsito
  8. Criptograma
  9. Texto Poético
  10. Bibliografia