Conceito » Política » Coluna de Opinião

Coluna de Opinião - Conceito, o que é, Significado

Na imprensa escrita, tanto na impressa como na digital, uma das seções que traz mais prestígio para os meios de comunicação é precisamente a coluna de opinião. Denomina-se assim porque se apresenta em forma de uma coluna alongada e porque nela o autor expressa seu ponto de vista sobre um tema da atualidade.

Na linguagem jornalística, o autor da coluna é conhecido também como colunista.

Ao contrário de outras seções jornalísticas, nela aparece o nome do escritor e às vezes uma fotografia. Trata-se de uma sessão escrita por um redator do meio, um colaborador habitual ou um escritor de renome. A colaboração de um colunista reconhecido socialmente proporciona uma reputação maior ao jornal.

Não existe um único formato para expor opiniões nos meios de comunicação

Embora a coluna de opinião esteja associada à imprensa escrita, há também outros formatos, como a vídeo coluna do YouTube ou uma versão adaptada ao rádio ou à televisão. Nos últimos anos surgiu outro formato com características bem similares à coluna, o blog de opinião.

Considerações gerais

Nesta seção, há um juízo de valor sobre um tema determinado, normalmente sobre fatos previamente conhecidos e de interesse geral.

A opinião que se defende dever ter um fundamento. Em outras palavras, o colunista precisa expor com precisão quais são suas ideias e por que as defende.

A escolha do tema e do título é uma das questões mais importantes. Neste sentido, o colunista geralmente se adapta ao meio de comunicação com o qual escreve (em um jornal ligado à economia se abordam temas relacionados e não sobre qualquer outro assunto abordado).

É recomendável que o escritor da coluna conheça a linha editorial do meio e que, paralelamente, esteja informado sobre o perfil de seus leitores.

Havendo um espaço limitado, é aconselhável que o colunista seja bem preciso e direto na exposição de sua opinião.

Para que a coluna desperte o interesse dos leitores é conveniente que as ideias expostas sejam escritas de maneira sugestiva. De alguma maneira, a coluna de opinião é um minirrelato que serve para agarrar o leitor desde as primeiras linhas.

Um dos objetivos desta seção é proporcionar aos leitores argumentos sólidos para que eles mesmos possam ter sua própria opinião pessoal.

Imagem: Fotolia. lessnik

Relacionados:

  1. Carta de Leitores
  2. Crônica
  3. Jornalismo
  4. As Três Ordens Gregas
  5. Opinião Pública
  6. Meios de Comunicação
  7. Comunicação Social
  8. Paratexto
  9. Furo Jornalístico
  10. Sensacionalismo