Conceito » Religião » Extravagância

Extravagância - Conceito, o que é, Significado

A palavra extravagância é utilizada para desqualificar um indivíduo por seu aspecto extravagante, ridículo e descuidado de ser. Trata-se de um termo claramente pejorativo, pois enfatiza a aparência grotesca e estranha de uma pessoa. Neste sentido, referimos também a uma pessoa que abusa de forma ridícula e de mau gosto em sua vestimenta. Em espanhol se refere ao termo adefesio e por isso vamos falar um pouco sobre este termo.

A provável origem do termo se encontra na Bíblia

A maioria das palavras tem origem precisa e normalmente é possível conhecer com exatidão sua etimologia. Entretanto, algumas palavras têm certo mistério em relação a sua verdadeira origem e isso acontece com o termo adefesio.

Segundo a versão mais atualizada, a origem do termo se encontra nas Escrituras Sagradas. Na relação epistolar de São Paulo, em certa ocasião, os habitantes de Éfeso se dirigiram ao encabeçamento da carta que começava com a fórmula “Ad ephesios”, ou seja, aos efésios.

No conteúdo da carta, São Paulo comentava que era importante um casal respeitar-se mutuamente

Com essa informação os efésios zombaram desta reflexão, pois acreditavam que as palavras eram bonitas, mas que na prática não eram cumpridas. A partir desta gozação dos efésios a carta de São Paulo deriva o significado de adefesio, que acabou tornando-se sinônimo de extravagância ou ridículo.

Conforme outra versão, um sacerdote queria fazer referência à outra carta de São Paulo, a dirigida aos coríntios, mas foi confundida com a carta aos efésios. Esta confusão é precisamente a origem de outra expressão “falar adefesios”, que significa criar confusão com outras palavras.

Segundo uma terceira interpretação, a origem de adefesio pode ser encontrada em um fato histórico: São Paulo esteve pregando em Éfeso e durante esse tempo sua vida correu certo perigo, pois se deduzia que a pregação de São Paulo era inútil para os efésios.

Qualquer que seja a verdadeira origem do termo, a palavra adefesio finalmente adquiriu um novo significado, aquele de uma pessoa com aspecto grosseiro, chamativo e extravagante.

A Bíblia é uma fonte inesgotável de expressões

A palavra adefesio destaca um fato: na Bíblia encontramos a origem de muitas palavras e expressões da linguagem corrente. Quando uma pessoa humilde vence outra que é poderosa dizemos que David ganhou de Golias; que é um Judas quando é traidor e quando alguém chora desconsoladamente se diz que chora como uma madalena.

Imagem: Fotolia. Andrey Kiselev

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: