Capital Social - Conceito, o que é, Significado

O conceito capital social é utilizado para designar ou fazer referência ao capital que se junta ou combina de maneira social, ou seja, é a importância em dinheiro ou valores que pode juntar várias pessoas, assim como pode contribuir em uma cooperativa social ou algum outro tipo de instituição. O capital social está vinculado facilmente à ideia de sociedade, pois todo capital social envolve sempre um acordo sobre onde colocar esse capital, bem como seu propósito, suas expectativas, entre outros.

O capital social é um termo presente ao longo de toda a história do ser humano que surge da união de várias pessoas através da formação de empresas, cooperativas, fábricas recuperadas, etc.

Sempre que falamos de capital social estamos diante da união de duas ou mais pessoas através dos seus recursos financeiros para obter algum beneficio ou objetivo em comum

Assim, qualquer união histórica, como a formação de um clube, de uma empresa, uma comunidade, uma organização sem fins lucrativos são alguns dos exemplos de capital social.

O capital social, obviamente, serve para unir determinadas pessoas através do seu capital ou dinheiro investido em algum objetivo

Estas pessoas se tornam sócias ou credoras (ao menos que se declarem o contrário) com direitos iguais para poder participar, tomar decisões, projetar o futuro, etc. Além disso, elas têm as mesmas responsabilidades para com o negócio, empresa ou instituição em si, pois é dever de cada uma delas fornecer o necessário para continuar sendo mantida.

Embora o sistema capitalista seja simplesmente um sistema individualista, na qual são os indivíduos e não as organizações ou instituições que importam, o certo é que a comunhão ou a união do ser humano em pequenos grupos sempre foi importante e necessária para sua coexistência, seja por objetivos em comum ou por diferenças.

De qualquer maneira, a ideia de capital social pode ser rastreada historicamente em milhares de situações e exemplos ao longo da história.

Imagem: Fotolia. Dim Tik

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: