Status - Conceito, o que é, Significado

O termo status vem do latim e significa condição ou estado, um conceito que aparece em algumas expressões latinas (statu quo o status libertatis). Na linguagem coloquial é apresentada como o estado civil de um indivíduo (casado, solteiro, viúvo), como o estado de algum objeto, produto ou lugar. Entretanto, a palavra status, mais particularmente falando, significa o reconhecimento de uma pessoa dentro da sociedade. Em outros termos, é a posição social de uma pessoa, determinada por sua situação econômica, sua atividade profissional e por seu prestígio individual.

Reflexão sobre o conceito status

A posição social de um indivíduo, ou seja, seu status, depende de vários fatores que interagem entre si (raciais, econômicos, culturais, entre outros). Esta diversidade de aspectos indica que o conceito status apresenta certa complexidade, sendo conveniente refletir sobre o mesmo.

Uma pessoa que vive na miséria não goza de bom status social, mas isso não significa que o rico necessariamente goze de bom status. Por exemplo, um mafioso pode ser muito rico e ao mesmo carecer de reconhecimento no seu meio.

A fama é importante para conseguir bom status, mas não é suficiente. Assim, mesmo um homem erudito e de reconhecido prestígio cultural pode encontrar-se na miséria, devido a isso ele precisará de boa imagem social. Isso nos mostra que o fator econômico é determinante na ideia de status.

Pode-se afirmar que o status é algo observado e concedido pelo outro a um indivíduo, uma vez que é inapropriado alguém determinar seu próprio status.

Gozar de bom status é uma aspiração individual bem generalizada, uma vez que para maioria das pessoas é importante ter boa situação econômica, bom trabalho e boa fama entre as pessoas que lhe rodeiam.

Se pensarmos em um indivíduo com um elevado status social nos vem à mente um protótipo de pessoa: um sujeito com boa posição econômica, um profissional qualificado, respeitado e valorizado pela imensa maioria. A confluência destas características é fundamental, mas nem sempre são suficientes. Vamos pensar, por exemplo, em um indivíduo da raça negra, com dinheiro, cultural e com bom emprego, mas que vive em um país racista onde os negros não são valorizados como os mesmos critérios que os brancos.

Por último, deve-se recordar que o conceito status pode estar associado ao mundo das aparências, ou seja, aquilo que alguém pretende ser, mas que não corresponde a sua autêntica realidade.

Imagem: iStock, Yuri_Arcurs

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: