Sociedade Mercantil - Conceito, o que é, Significado

Sociedade-Mercantil

Sociedade Mercantil é uma organização dedicada à obtenção de lucro a partir de intercâmbios comerciais, diferentemente da perspectiva de uma sociedade civil. No entanto, uma sociedade mantém perante a lei uma personalidade jurídica por conta própria e diferente de seus membros, assim como de seu ativo. A partir disso, dois ou mais indivíduos colocam em comum, bens ou serviços para usufruir dos benefícios alcançados por esta circunstância. Geralmente apresentam em seu interior três tipos de órgãos com finalidades diferentes: o que tende ao governo da entidade, o responsável pela administração e o que orienta as ações de vigilância.

Dependendo da Constituição, as sociedades mercantis podem ser classificadas como: sociedades anônimas, onde as obrigações das partes se estendem até um capital estabelecido anteriormente, isto é, ao valor corespondente de cada ação desde que estejam em sua posse; como em uma empresa coletiva, onde as obrigações estão garantidas de modo limitado e solidário por todos os sócios, ou seja, que cada sócio deve responder pelos demais; como sociedades mistas, em que apenas alguns sócios devem responder por um determinado valor enquanto que outros devem responder considerando todas as obrigações da empresa; e finalmente as sociedades limitadas, onde as obrigações sociais têm um determinado valor a partir de uma divisão em cotas.

Uma sociedade mercantil pode sofrer mudanças durante sua existência. Assim, pode mudar sua estrutura por outra devidamente reconhecida pela legislação vigente; além disso, pode fazer fusão com outra sociedade, unindo seu patrimônio e unificando sob uma única titularidade, seja através de uma absorção ou de uma combinação. Por fim, uma sociedade mercantil pode dividir seu capital em duas ou mais partes.

Quando uma sociedade mercantil é dissolvida, ela se liquida, anula seu passivo e cobra os empréstimos concedidos. Todos os seus bens são transformados em dinheiro para depois serem repartidos entre os sócios. Isto deve ser realizado respeitando os estatutos da sociedade.

As sociedades mercantis têm evoluído ao longo da história, passando de simples organizações comerciais com poucos integrantes para modernas empresas com enorme capital e que possuem alto grau de eficiência. Talvez o futuro depare mais mudanças e evoluções causando impactos significativos tanto no campo social como no econômico.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: