Desenvolvimento Social - Conceito, o que é, Significado

Desenvolvimento-SocialO termo desenvolvimento social se refere à circunstância onde uma sociedade adquire melhores condições de vida de maneira sustentável. O desenvolvimento social está relacionado com o desenvolvimento econômico na medida em que uma melhor situação de vida pode ser oferecida à população através de melhores acessos aos bens e serviços. No entanto, este tipo de situação pode ser confuso, de modo que o desenvolvimento social também precisa de algumas considerações a respeito das situações de paz, igualdade, oportunidades, etc. Todos estes aspectos talvez sejam difíceis de implicar nos processos econômicos.

O desenvolvimento social deve ser um dos objetivos do Estado

Do ponto de vista econômico, a melhoria nas condições de vida da população se relaciona com uma maior produção de bens e serviços. Isto significa que tudo que se produz deve ser tão importante ou até mais do que o consumo básico das necessidades da população. Por outro lado, também é importante que esta circunstância se evidencie em todos os setores da população e não apenas em alguns.

Para isso é importante considerar a forma que a sociedade se estrutura na produção e em suas vantagens comparativas. Uma vez que a sociedade tenha acesso à moradia, educação, alimentação e a um nível de lazer relativamente normal, podemos dizer que do ponto de vista econômico, uma sociedade se encontra desenvolvida.

No entanto, o aspecto econômico não é tudo, ou ao menos não deve ser considerado isoladamente como outro tipo de circunstância com grande importância na vida das pessoas

Neste sentido, um critério que se refere ao desenvolvimento social é a qualidade institucional de uma população. Esta situação garante que haja bens públicos que somente o estado pode oferecer, como por exemplo, a justiça. Desta forma, este tipo de elemento é cada vez mais valorizado na hora de considerar a qualidade de vida de um povo.

O desenvolvimento social deve ser um dos objetivos principais que a política de um país deve ter. Para isso, não é apenas importante a tomada de decisões políticas-econômicas, mas também garantir a liberdade aos envolvidos e o desenvolvimento do mercado. De fato, quando observamos os países com maiores índices de desenvolvimento social, notaremos esta tendência ao longo do tempo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: