Organizações - Conceito, o que é, Significado

As organizações são estruturas sociais que existem como meio de gestão do talento humano e que podem ter objetivos de natureza econômica, social e política. As organizações costumam compreender departamentos com sua própria ordem e com fins sujeitos à realização de uma finalidade maior. Assim, quando se fala de uma organização se refere a um grupo de pessoas com funções específicas e uma determinada hierarquia regida por uma cooperação sistemática tendente a produzir bens, serviços ou alcançar fins sociais ou políticos. A partir desta perspectiva se compreende que o aspecto mais importante das organizações são seus recursos humanos.

No caso de uma empresa, o objetivo óbvio é a produção de bens e serviços com a finalidade de receber uma determinada renda. Para isso, as organizações típicas têm que ter uma estrutura que elimine os custos ao mínimo possível e, por outro lado, aumente ao máximo a produtividade; este tipo de orientação estrutural depende da orientação do negócio selecionado. No entanto, do ponto de vista da tomada de decisões, as empresas de capitais costumam mostrar uma estrutura hierárquica; outra alternativa é a denominada empresa cooperativa, em que os trabalhadores são os mesmos proprietários da empresa e por onde as principais decisões são resolvidas em assembleia.

Há também, como já mencionado, organizações cujo objetivo exclui o lucro. No caso das chamadas organizações não governamentais (ONG) que se baseiam na solução de problemas em áreas com pouco retorno econômico. Este tipo de organizações costuma obter fundos de doações e contribuições públicas, à medida que considera seu trabalho como suficientemente significativo para a sociedade.

O Estado é também, sem sombra de dúvidas, uma organização, à medida que reúne o trabalho de pessoas com fins determinados, como a oferta de serviços públicos. Neste caso, a manutenção é obviamente através da cobrança de impostos. No entanto, sempre se questionou a eficiência que o estado tem para prestar serviços em consideração aos recursos extraídos da sociedade.

Finalmente, é importante destacar no caso dos partidos políticos, que tem como principal objetivo o governo de um estado, eleitos através de sufrágio, ou que atuam como um meio de controle ao representar a oposição e outro partido que ocupa o governo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: