Conceito » Ecología » Aterro Sanitário

Aterro Sanitário - Conceito, o que é, Significado

Grande parte dos produtos de consumo se torna resíduo e pode ir para dois lugares: para um lixo ou um aterro sanitário. No primeiro caso, os resíduos acumulados têm alto componente poluente, já no segundo conseguem eliminar por completo o impacto ambiental.

Em que consiste um aterro sanitário?

Antes de colocar em prática este tipo de instalação, é necessário realizar uma série de estudos sobre diferentes temas: as características geológicas do solo, estudos sobre o ar e as águas subterrâneas, uma prospecção sobre o impacto ambiental, etc.

Uma vez realizada esta prospecção, pode-se obter as licenças pertinentes e as certificações ISO correspondentes. Obviamente, antes de determinar o local para um aterro é preciso calcular a quantidade de lixo que ficará nesse espaço, para isso é necessário fazer um estudo sobre a produção de lixo por habitante.

O aterro sanitário é um espaço dedicado para depositar os resíduos sólidos de um núcleo urbano. Com o objetivo de não contaminar o subsolo, o terreno é impermeabilizado com um material plástico específico e de grande densidade, o polietileno. Sobre este plástico são depositados os resíduos e acima deles se coloca argila compactada de modo que o aterro ocupe uma área reduzida.

Deve-se destacar que os resíduos plásticos podem canalizar os lixiviados, líquidos muito poluentes que são produto da decomposição orgânica

Dependendo das características do terreno, o aterro sanitário pode ser construído com algum tipo de vala ou área ou então pela combinação de ambas. Com este método, é possível eliminar todo tipo de resíduo sólido, de forma que evite o acúmulo de cinzas e de todos os elementos que não se decompõem. Atualmente, a maioria dos sistemas de aterro sanitário é de compactação mecanizada e não de tipo manual.

Enfim, com o sistema de aterro sanitário a população não deve temer a possível contaminação das águas subterrâneas e do meio ambiente em geral.

Vantagens adicionais dos aterros sanitários

Este método de armazenamento de resíduos não só fornece uma solução respeitosa com o meio ambiente, mas também proporciona duas vantagens significativas: baixo custo de manutenção e operação e, ao mesmo tempo, uma atividade que gera empregos. Quando a localização do espaço se encontra próxima de uma área urbana, os custos de transporte são reduzidos notavelmente.

O aterro sanitário é projetado para as populações urbanas que geram mais de 40 toneladas de resíduos por dia.

Imagem: Fotolia. vitleo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: