Golpe de Calor - Conceito, o que é, Significado

Uma das consequências da exposição de forma prolongada ao sol sobre o organismo é conhecido como golpe de calor ou insolação. Acontece normalmente quando se realiza serviços no campo, no setor da construção civil e durante a realização de uma atividade esportiva intensa.

Como regra geral, o golpe de calor acontece nos países com quatro estações e durante o verão, um período que é comum superar os 35 graus durante vários dias.

Principais sintomas

Em uma primeira fase a pele fica avermelhada, há uma secura na boca devido à falta de líquido, um aumento da temperatura corporal, suor excessivo e tudo aquilo que acompanha uma sensação de calor sufocante.

Numa segunda fase, a pessoa afetada sente fraqueza muscular e câimbras, assim como dor de cabeça e estômago e uma aceleração do pulso cardíaco.

Os sintomas iniciais podem provocar esgotamento físico, náuseas, vômitos, desorientação e confusão, inclusive perda da consciência. Em casos extremos é possível que o indivíduo entre em coma ou até mesmo morra.

Medidas Preventivas

Em relação aos cuidados com a saúde existe uma máxima bem estendida, é melhor prevenir que curar. Assim, para prevenir um golpe de calor é aconselhável adotar uma série de medidas: evitar comer em abundância; beber água de maneira periódica para que o corpo se mantenha hidratado; proteger-se do sol com um boné ou algum lenço; utilizar óculos com proteção solar; usar creme protetor para a pele e vestir roupa cômoda e leve.

Entretanto, a principal medida preventiva é evitar a exposição solar durante as horas de maior calor. Estes conselhos são especialmente úteis para as pessoas que trabalham expostas ao sol durante um tempo prolongado ou para aqueles que praticam esporte ao ar livre durante o verão.

Como agir diante de um golpe de calor?

No caso de uma pessoa sofrer um golpe de calor é recomendável adotar uma série de medidas. Em primeiro lugar, deve-se dirigir a um serviço sanitário de maneira urgente e em seguida colocar a pessoa afetada numa área fresca e arejada em posição deitada.

Para reduzir a temperatura corporal é aconselhável aplicar panos de água fria no corpo, preferentemente na região do pescoço, das axilas e da virilha. Por outro lado, devem-se retirar as roupas desnecessárias e manter livres as vias respiratórias. Por último, não se deve abandonar a vítima até a chegada da assistência médica.

Imagem: Fotolia. artisticco

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: