Conceito » Direito » Lista de Espera

Lista de Espera - Conceito, o que é, Significado

O acesso a certos serviços públicos nem sempre é rápido. Na verdade, com relativa frequência é necessário assumir um período de espera prolongado. Este fenômeno ocorre em maior ou menor escala na maioria dos países e é popularmente conhecido como um problema de lista de espera. Este problema é especialmente preocupante quando a espera se prolonga em excesso e está relacionada a uma visita médica ou inclusive uma intervenção cirúrgica.

Este conceito pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas: de acordo com as especialidades médicas, por procedimentos cirúrgicos, estabelecendo comparações entre regiões ou países e estudando as listas de acordo com os perfis socioeconômicos da população.

Esperando uma consulta médica por meses e anos

Quando um exame médico não é realizado dentro de um prazo razoável, a pessoa afetada pode piorar significativamente seu estado de saúde. Neste sentido, os sistemas de saúde pública tentam reduzir os tempos de espera, mas até hoje nenhuma solução definitiva e plenamente satisfatória foi encontrada.

Para que a lista de espera seja o menos prejudicial possível foram implantados sistemas em que se estabelece algum tipo de prioridade. Assim, pacientes com doenças graves são tratados antes daqueles com patologias de importância menor.

A qualidade de qualquer sistema sanitário se estabelece através da avaliação de uma série de parâmetros objetivos, mais precisamente sobre o tempo médio em que um paciente permanece numa lista de espera.

Um problema com inúmeras causas

Como muitos outros problemas, a lista de espera acontece por diversos fatores. Primeiramente, em alguns países o número de médicos e profissionais da saúde é insuficiente. Em certas ocasiões, a origem do problema reside no insuficiente orçamento público para atender as necessidades médicas da população. Uma má gestão e um planejamento sanitário podem ser também outra das causas.

Formas de solução

Em alguns sistemas de saúde foi introduzida a figura do Defensor do Paciente e uma de suas funções é a denúncia das listas de espera. Na Austrália, os hospitais públicos que reduzem os tempos de espera recebem algum tipo de incentivo. Alguns estados incorporaram sistemas informáticos específicos para abordar este problema.

Independentemente das estratégias utilizadas para reduzir esta deficiência, existem duas alternativas possíveis: a diminuição do tempo de atraso ou a redução da lista de cidadãos que precisam ser atendidos.

Imagem: Fotolia. auremar

Relacionados:

  1. Receita Médica
  2. Parto Humanizado
  3. Psicocirurgia
  4. Doador Vivo
  5. Saúde Pública
  6. Médicos Sem Fronteiras
  7. Uber
  8. Histórico Clínico
  9. Obesidade
  10. Atenção Primária