Copagamento - Conceito, o que é, Significado

O conceito copagamento pode ser aplicado a qualquer serviço, seja ele público ou privado, da qual o usuário ou cliente pagam uma importância pequena cada vez que utilizam determinado serviço.

Algumas companhias de seguro de saúde têm um sistema de pagamento dos seus serviços conhecido como copagamento. Consiste num pequeno pagamento por parte do cliente cada vez que utiliza um serviço médico, por outro lado, ele também paga um prêmio fixo.

Um exemplo prático

Uma companhia de seguros oferece uma apólice de saúde a seus clientes e nela define uma modalidade de copagamento. Assim, cada mês, o cliente paga uma quantia em dinheiro pela cobertura da saúde (por exemplo, 60 dólares), aí cada vez que visita um especialista médico ou utiliza um serviço tem que pagar certa quantia (por exemplo, 3 dólares para uma radiografia).

Desta forma, o cliente e a companhia de seguros coparticipam na hora de pagar por um serviço, já que estes 3 dólares pago pelo cliente é uma parte do custo total do serviço recebido.

O sistema de copagamento ou coparticipação tem seus partidários e críticos.

Os primeiros apresentam uma série de argumentos:

1) O usuário ou cliente do serviço assume uma responsabilidade e ao fazer um copagamento cada vez que utiliza um serviço não cai na tentação de empregá-lo de forma abusiva e indiscriminada;

2) Do ponto de vista da companhia que presta o serviço, o custo é reduzido significativamente;

3) Do ponto de vista do cliente, o custo do prêmio do seguro se mantém estável porque o copagamento evita que o prêmio periódico aumente seu preço.

Contra o sistema

Os críticos ao copagamento consideram este sistema abusivo e injusto por vários motivos:

1) Paga-se duas vezes pelo mesmo serviço (uma parte sendo o prêmio do seguro e outra parte o valor do copagamento);

2) O copagamento também acontece no serviço público, pois já pagamos pelos impostos;

3) Em relação ao sistema sanitário (público ou privado), o copagamento penaliza aquele que sofre com muitas doenças;

4) O sistema de coparticipação pode afetar negativamente a saúde dos mais desfavorecidos, pois certos valores não são assumidos por aqueles que possuem poucos recursos;

5) Nos países onde a sanidade pública inclui a modalidade de copagamento existe uma desigualdade entre os cidadãos, pois uns assumem o copagamento e outros não.

Imagem: Fotolia. Sentavio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: