Manual - Conceito, o que é, Significado

ManualO manual significa um guia de instruções que serve para o uso de um dispositivo, para correção de problemas ou para o estabelecimento de procedimentos de trabalho. Os manuais são de grande importância na hora de transmitir informação às pessoas para desenvolver-se em uma determinada situação. Geralmente é comum que os manuais acompanhem os produtos oferecidos no mercado, como uma forma de suporte ao cliente que o compra. Neste caso, o manual costuma ter uma descrição do produto e de sua utilização, seja para obter um bom rendimento como também para explicar e evitar possíveis problemas.

Os manuais são bem frequentes também no software das áreas corporativas. Assim, eles permitem uma série de possibilidades que o programa pode oferecer, seja em seu uso cotidiano como também em resposta a situações excepcionais. Neste caso, o manual serve para o técnico como um processo de compreensão para fazer bom uso do sistema. No entanto, os tempos de hoje apresentam a dificuldade da impressão, mas os deixam disponíveis na web site da empresa para qualquer tipo de consulta.

Hoje em dia existe a World Wide Web que disponibiliza a circulação de informação referente às instruções de uso de qualquer tipo de produto. Esta circunstância pode ser entendida tanto do ponto de vista formal como do informal. Na verdade, além dos manuais que uma empresa proprietária dos direitos de comercialização de um produto pode oferecer, existem outras organizações paralelas do mesmo porte ou até superiores que elaboram manuais de melhor qualidade.

Além destas possibilidades destacadas, existem guias para qualquer tipo de atividade que servem tanto para dar as primeiras orientações como também para aperfeiçoar seu exercício. Todas elas estão presentes na rede de modo gratuito, o que facilita sua compra. Esta circunstância demonstra a transparência da informação através da rede. No passado, o acesso a um tipo de informação deste tipo era difícil, enquanto hoje está apenas a um click de distância.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: