Vocábulo - Conceito, o que é, Significado

VocabuloToda vez que falamos ou escrevemos precisamos de palavras para expressar elementos, ideias ou sentimentos. O fato de dar um nome é precisamente o que significa etimologicamente um vocábulo, este que vem do latim vocare e quer dizer chamar ou dar um nome. Melhor dizendo, o vocábulo equivale a uma palavra.

Para referir a um conjunto de termos relacionados a um assunto, falamos de um vocabulário, ou seja, um conjunto de palavras especializadas em um tema que, por sua vez, fazem parte de um vocabulário geral. Além disso, o conceito vocábulo também pode ser visto como vocalista: pessoa que canta em um grupo musical e impõe sua voz.

Maneiras de classificar e entender um vocábulo

Cada vocábulo é formado por uma série de letras que por sua vez formam sílabas. Quando um vocábulo é formado por uma sílaba só é conhecido como monossílabo, já quando possui mais de uma sílaba é chamado de polissílabo.

Os vocábulos podem ser classificados em função da sua acentuação. Assim, as oxítonas são aquelas que têm maior intensidade em sua pronúncia na última sílaba (por exemplo, caminhão, café, cristal), as paroxítonas são as que a intensidade do som recai sobre a penúltima sílaba (lápis, fácil, cidade) e as proparoxítonas são pronunciadas mais fortemente na antepenúltima sílaba (por exemplo, líquido, árvore, ângulo).

O vocábulo pode ser compreendido a partir do seu significado. Quando consultamos o significado de uma palavra no dicionário podemos encontrar um breve relato deste vocábulo: se é masculino ou feminino, sua definição, seus vários significados, etc. Quando uma palavra tem apenas um significado acontece uma monossemia, já quando ela apresenta mais de um significado acorre uma polissemia.

Quando queremos conhecer a origem de um termo nos deparamos com a dimensão etimológica das palavras

No caso do português, a maioria dos termos provém do latim de do grego, mas não podemos deixar de esquecer que algumas palavras também vêm de outras línguas.

Quando juntamos as palavras estamos diante de uma sintaxe. Como sabemos, a sintaxe de uma língua é o conjunto de regras que permite organizar os mais variados vocábulos de maneira correta.

As palavras são classificadas de acordo com o papel que possuem em uma oração. Isso é o que conhecemos como classificação sintática. Na linguagem existem vários vocábulos que são substantivos, outros que são pronomes, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, conjunções e interjeições.

Os vocábulos podem ser estudados através do seu campo semântico, ou seja, palavras que compartilham da mesma categoria gramatical, por exemplo, as palavras homônimas são iguais no som e/ou na escrita, mas possuem significados diferentes (a colher como utensílio de mesa e cozinha, e o verbo colher relacionado à colheita).

Imagem: iStock. proksima

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: