Peculiar - Conceito, o que é, Significado

O termo peculiar apresenta diferentes usos em nosso idioma. Por um lado, costuma-se dizer que um acontecimento é peculiar quando tem uma característica diferente do habitual. Em relação às pessoas, aquelas que por algum motivo são diferentes da maioria são consideradas peculiares, por exemplo, por sua aparência física ou personalidade.

Em relação aos objetos, aqueles que têm um diferencial ou se apresentam num formato incomum também são valorizados como peculiares. Em suma, a peculiaridade de alguém ou de algo indica seu elemento diferenciador em relação ao grupo que pertencem.

Por outro lado, costuma-se falar sobre peculiaridades no plural quando se referem às características que formam uma realidade. Assim, quando descrevemos a realidade social de um país mencionamos uma série de características particulares, como o idioma, a gastronomia ou qualquer outro aspecto cultural.

A normalidade

Quando visitamos um país exótico é bem provável que muitas coisas nos chamem a atenção e pareçam impressionantes, portanto, peculiares

Por outro lado, quando um morador deste país visita o nosso, certamente pensará que nosso modo de vida está cheio de aspectos particulares. Por isso, dizemos que algo ou alguém é peculiar quando se afasta da ideia de normalidade. O conceito normalidade se torna uma espécie de fronteira que divide o mundo: dentro do normal as coisas não chamam a atenção, mas fora se tornam peculiares.

Os humanos são seres muito peculiares

O homo sapiens faz parte do reino animal. Entretanto, somos "estranhos" porque temos peculiaridades muito significativas. Nossa linguagem e inteligência nos tornam uma espécie única. Somos mamíferos bípedes, uma característica pouco comum (apenas compartilhado pelo chimpanzé e o canguru). Diferentemente dos outros animais, somos imprevisíveis e capazes do melhor e do pior. Os animais têm um instinto que determina seu comportamento, porém os seres humanos são um mistério para si mesmo.

Outras palavras com a mesma raiz

O termo peculiar provém do latim, mais especificamente do vocábulo peculiaris. Em nosso idioma, há uma série de palavras que compartilham da mesma origem. Assim, o termo pecúlio se refere ao gado que seu proprietário doava como presente a um escravo na Roma antiga. Este vocábulo também se refere aos bens de um escravo e na atualidade esta palavra é usada na terminologia das prisões para referir-se ao dinheiro manipulado pelos prisioneiros. A palavra pecúnia equivale a dinheiro e também apresenta a mesma origem semântica.

Imagem: Fotolia. zdyma4

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: