Conceito » Direito » Letrado

Letrado - Conceito, o que é, Significado

Provém do vocábulo em latim litteratus, que significa "que leva letras". Portanto, a palavra letrado se refere à pessoa que conhece, estuda e sabe usar esta ferramenta essencial do ser humano. Este termo é usado em dois contextos diferenciados. Por um lado, é sinônimo de advogado ou jurista. Por outro lado, equivale ao indivíduo que se destaca pelo manuseio da escrita.

O homem das leis

O direito romano é um dos legados mais notáveis da civilização da Antiga Roma. Na linguagem jurídica atual são mantidos muitos princípios provenientes desta civilização. Consequentemente, continuam sendo usados vários termos cuja origem provém do latim.

Embora a palavra advogado seja a mais comum, em certos contextos formais se utiliza o vocábulo letrado. Quando um advogado tem alto prestígio ou realiza estudos avançados sobre a ciência do direito, utiliza-se a palavra jurista.

Por outro lado, na Espanha, alguns cargos públicos da administração incluem o termo em questão, como são os casos do letrado maior do Senado ou do corpo de letrados da administração da justiça.

O contrário de iletrado

Na antiguidade poucas pessoas sabiam ler e escrever. Aqueles que conheciam a escrita eram especialmente valorizados por certas atividades administrativas, religiosas e criativas.

Os escribas do Egito Antigo eram os responsáveis de realizar os hieróglifos e posteriormente introduziram a escrita cuneiforme.

Na civilização romana, o escriba tinha a função de redatar os contratos, participar dos julgamentos e dar testemunho em algum acordo legal.

Deve-se destacar que o escriba não era o único profissional dedicado à redação de textos, pois também havia os cursores, os notários e os logógrafos.

Na Idade Média os mosteiros contavam com um especialista: o escrivão. Seu trabalho consistia em escrever livros e documentos à mão. Em algumas instituições civis ou militares também trabalhavam os escrivães. Com o surgimento da imprensa no século XV, esta atividade foi desaparecendo gradualmente.

Em suma, as pessoas que escreviam eram letradas, pois conheciam tudo sobre as letras. Esta palavra continua sendo usada como sinônimo de pessoa culta ou instruída. Obviamente, uma pessoa inculta, analfabeta e com pouca instrução é conhecida como iletrada.

No mundo cristão, o padroeiro dos homens letrados e dos tradutores é São Jerônimo

Este santo do século V d. C foi quem traduziu pela primeira vez a Bíblia do grego e do hebraico para o latim. Sua tradução é normalmente conhecida como Vulgata, que literalmente significa "edição para o povo".

Imagem: Fotolia. Daniel Berkmann

Relacionados:

  1. Aquiescência
  2. Espúrio
  3. Etimologia
  4. Línguas Românicas
  5. Manusear – Manuseio
  6. Homenagem
  7. Asterisco
  8. Vocábulo
  9. Ominoso
  10. Disfemismo