Atelier - Conceito, o que é, Significado

Utilizam-se muitos termos de origem francesa, tanto na língua portuguesa como na língua espanhola. Isto se deve a duas razões evidentes, a proximidade geográfica e a influência cultural da França nestes territórios. A palavra atelier é um bom exemplo. Este vocábulo significa oficina, mas isso não quer dizer que se refere a qualquer tipo de oficina, apenas ao espaço usado pelos artistas para realizar sua atividade criativa.

O termo atelier é sinônimo de estúdio ou oficina artística. Em outras línguas, por exemplo, em inglês, utiliza-se o vocábulo workshop ou atelier de maneira indiferente.

A imagem típica de um atelier

Muitos artistas desenvolvem seu trabalho nestes espaços privados dedicados à criação. Neles, o artista pode trabalhar sozinho ou com uma série de discípulos. De qualquer forma, nestas oficinas são realizados todos os preparativos necessários para criar uma obra de arte. Assim, em um atelier de pintura são realizadas sessões de desenho aos moldes naturais, com mistura de tintas, com a preparação de esboços, etc.

Atelier pode ser aplicado a uma variedade de atividades manuais ou artesanais: à alta costura; fotografia, pintura, escultura, cerâmica, etc.

Pode-se dizer que este espaço é um laboratório de artistas, dos quais experimentam as matérias-primas relacionadas à arte.

O atelier do artista também pode ser descrito como uma fábrica de sonhos ou um microcosmo da arte. Deve-se destacar que estes lugares são propícios para pinturas e fotografias e, muitas vezes, servem de inspiração para os artistas desenvolverem suas obras.

São lugares que geralmente apresentam uma imagem confusa, caótica e ao mesmo tempo mágica. No atelier o artista fica sozinho com suas ideias e materiais de trabalho, deixando a estética do local em segundo plano. Quando a arte é finalmente acabada é deslocada para um espaço diferente, como uma galeria de arte, um museu ou um salão.

Termos da cultura francesa incorporados à língua espanhola

No campo da gastronomia são empregadas muitas palavras de origem francesa, tais como: aperitivo, à la carte, buffet, baguette, bomboniere, canapé, croissant, etc. Na cultura geral, nos deparamos também com um grande número de palavras com raízes francesas, como frisson, vedete, ballet, sutiã, cabaret, glamour, turnê, entre outras.

Imagem: Fotolia. britanskiy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: