Trânsito - Conceito, o que é, Significado

TransitoO trânsito é o volume de circulação dos diversos tipos de veículos nas diferentes vias de circulação.

No espaço urbano, a maioria das cidades apresentam problemas de trânsito, pois as características destas cidades não estão adaptadas ao volume de veículos existentes.

Transitar é a forma verbal no infinitivo da palavra trânsito. Transitar significa locomover-se e geralmente se aplica à ação de dirigir-se a um lugar dentro de um espaço público.

Os meios de comunicação costumam dar informação periódica sobre a situação do trânsito a cada momento. Esta informação é muito importante, pois permite que os motoristas tomem decisões sobre o meio de transporte que devem usar e planejar seu deslocamento da forma mais adequada possível.

A complexidade do trânsito no meio urbano tem aumentado consideravelmente desde o surgimento do automóvel como meio de transporte de massa no início do século XX

Desde então, foram aplicados todos os tipos de medidas para regular e organizar o trânsito: através de semáforos, placas de trânsito, lombadas, radares, guardas, entre outros.

Quando o número de veículos é muito elevado e não deixa que a circulação flua naturalmente, ocorrem desagradáveis congestionamentos. Esta situação é comum na maioria das grandes cidades urbanas do planeta e ainda não foi encontrada uma solução definitiva.

A importância do trânsito vai além da questão circulatória, já que uma de suas consequências é a poluição atmosférica que afeta a saúde dos habitantes dos núcleos urbanos. Existem outras consequências negativas relacionadas ao trânsito intenso e de grande volume: o estresse, a poluição sonora e os problemas de estacionamento.

Embora este conceito esteja ligado ao campo da circulação dos meios de transporte, há outros contextos que também aplicam este termo

Na verdade, quando falamos de trânsito intestinal, nos referimos ao período existente entre a ingestão de alimentos e sua eliminação. Da mesma forma que a circulação de veículos, o trânsito intestinal pode ser problemático, pois absorção correta dos alimentos depende de muitos fatores, por exemplo, uma boa mastigação e o consumo equilibrado de alimentos.

Há uma semelhança entre essas duas modalidades de trânsito. Em ambos os casos existem problemas associados que, curiosamente, tanto uma quanto a outra falam sobre rapidez ou lentidão.

Há outros usos e contextos possíveis que aplicam o termo trânsito como na astronomia ou na área da alfândega. Inclusive, aplica-se também, só que de maneira figurada, para referir ao falecimento de uma pessoa qualquer, que vive um momento de agonia ou que se encontra de passagem para outra vida.

Imagem: iStock. Maciej Noskowski

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: