Quando pronunciada em contextos sociológicos, o termo população se refere ao conjunto de pessoas que vive em determinada área geográfica, cujo número é calculado a partir de uma evolução estatística. Por outro lado, em termos biológicos, a população é o conjunto de indivíduos pertencentes a uma mesma espécie e que habitam a mesma zona geográfica.
O uso mais popular do termo população se refere ao conjunto de pessoas que habitam o planeta Terra ou qualquer divisão da mesma.
Quando se trata de populações integradas exclusivamente pelos humanos, a demografia é a disciplina que trata do seu estudo estatístico, geralmente este tipo de estudo é regido por leis de probabilidade e as conclusões podem não ser gerais ou aplicadas a todos os indivíduos.
A teoria biológica, por exemplo, afirma que o homem é como qualquer ser vivo, incapaz de controlar seu crescimento em números.
Em oposição a esta, a teoria cultural tem o homem como um ser racional que controla o crescimento demográfico e que sabe utilizar diversos critérios.
Um claro exemplo desta questão é o que aconteceu na China como consequência do desproporcional crescimento da população, desta maneira, o governo decidiu interromper este fato exigindo que cada família apenas pudesse gerar uma única criança.
A densidade populacional é o número total de indivíduos que habita determinada área geográfica e que pode ser conhecida dividindo o total de habitantes pela área que habitam. Geralmente, os países com maior densidade populacional são aqueles conhecidos como microestados: Mônaco, Singapura, Cidade do Vaticano e Malta.
Imagem: Fotolia. scusi
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2017). Conceito de População. Em https://conceitos.com/populacao/. São Paulo, Brasil.