Conceito » Geografia » População

População - Conceito, o que é, Significado

Quando pronunciada em contextos sociológicos, o termo população se refere ao conjunto de pessoas que vive em determinada área geográfica, cujo número é calculado a partir de uma evolução estatística. Por outro lado, em termos biológicos, a população é o conjunto de indivíduos pertencentes a uma mesma espécie e que habitam a mesma zona geográfica.

O uso mais popular do termo população se refere ao conjunto de pessoas que habitam o planeta Terra ou qualquer divisão da mesma.

Quando se trata de populações integradas exclusivamente pelos humanos, a demografia é a disciplina que trata do seu estudo estatístico, geralmente este tipo de estudo é regido por leis de probabilidade e as conclusões podem não ser gerais ou aplicadas a todos os indivíduos.

Existem três teorias, cada uma com uma motivação diferente, uma vez que tentam explicar o porquê do aumento da população em alguns países do mundo

A teoria biológica, por exemplo, afirma que o homem é como qualquer ser vivo, incapaz de controlar seu crescimento em números.

Em oposição a esta, a teoria cultural tem o homem como um ser racional que controla o crescimento demográfico e que sabe utilizar diversos critérios.

Um claro exemplo desta questão é o que aconteceu na China como consequência do desproporcional crescimento da população, desta maneira, o governo decidiu interromper este fato exigindo que cada família apenas pudesse gerar uma única criança.

Por último, nos deparamos com a teoria econômica, que está intimamente ligada aos princípios do marxismo e argumenta que o crescimento da população é exclusivamente resultado da demanda por trabalho

A densidade populacional é o número total de indivíduos que habita determinada área geográfica e que pode ser conhecida dividindo o total de habitantes pela área que habitam. Geralmente, os países com maior densidade populacional são aqueles conhecidos como microestados: Mônaco, Singapura, Cidade do Vaticano e Malta.

Imagem: Fotolia. scusi

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: