Mobilidade Urbana - Conceito, o que é, Significado

Nas grandes cidades um grande número de pessoas se desloca constantemente, gerando problemas de transporte e uma série de inconvenientes como trânsito, problemas para estacionar, poluição atmosférica, etc.

Além destes inconvenientes, não podemos esquecer que muitos cidadãos têm problemas de mobilidade. Neste sentido, as pessoas com deficiência enfrentam todo tipo de adversidades e sua vida cotidiana se apresenta cheia de obstáculos.

O projeto de cidades acessíveis para pessoas com problemas de mobilidade

Uma pessoa cega que se locomove pela cidade enfrenta situações de alto risco para sua integridade física. Uma pessoa utiliza cadeira de rodas também enfrenta todo tipo de problema (por exemplo, calçadas muito altas ou falta de estacionamento para seu veículo).

As pessoas surdas têm dificuldades nas áreas urbanas, pois certos perigos são conhecidos apenas através de sinais acústicos. Para reduzir estes problemas de forma significativa as cidades precisam incorporar medidas de acessibilidade. Neste sentido, algumas cidades lançaram iniciativas para melhorar a mobilidade de todos.

Entre elas podemos destacar as seguintes: semáforos sonoros para as pessoas com problemas de visão, ônibus adaptados às cadeiras de rodas, calçadas que permitem o acesso das cadeiras de rodas, sinais acústicos para surdos, painéis de informação sobre a situação do trânsito, etc.

Os problemas de mobilidade nas cidades não afetam exclusivamente as pessoas com deficiência

Uma mãe que leva um carrinho de bebê pode ter dificuldades para locomover-se normalmente. Uma pessoa com lesão na perna também acusa todo tipo de problema. Um cidadão da terceira idade também não pode locomover-se facilmente em algumas circunstâncias. Estes exemplos mostram uma realidade: a acessibilidade universal é uma questão que afeta toda a população em seu conjunto.

Uma cidade é acessível a todos quando não discrimina ninguém por causa de deficiência, idade ou qualquer outra circunstância. Neste sentido, algumas cidades já implantaram projetos globais para facilitar a mobilidade de todos os seus habitantes e visitantes.

Estes projetos estão relacionados com o desenho urbano das ruas, praças e parques, mas também com o acesso aos monumentos históricos e à informação. A partir deste tipo de medida, pretende-se tornar o meio urbano em um ambiente mais amável e respeitoso com as pessoas.

Cidades como Nantes, Santander, Assunção e Salvador na Bahia já adotaram medidas para facilitar a mobilidade das pessoas em áreas urbanas.

Imagem: Fotolia. Firma V

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: