Estacionamento - Conceito, o que é, Significado

EstacionamentoEstacionamento é um conceito usado para mencionar a localização dos veículos que deixam de estar em circulação.

Nos espaços públicos das cidades existem áreas destinadas ao estacionamento. Em algumas delas não há restrição, mas outras estão sujeitas a certas limitações. O estacionamento pode estar limitado a determinado tempo ou relacionado a uma tarifa em função de onde se encontra fisicamente.

Na maioria das cidades existem problemas de estacionamento. O espaço físico urbano não é suficiente para permitir o estacionamento de veículos sem nenhum tipo de limite. Consequentemente, é incorporada uma série de normas e medidas para organizar o estacionamento. Estas normas são consideradas totalmente necessárias para evitar uma situação de caos circulatório.

O problema do estacionamento tem aumentado consideravelmente, assim as novas construções costumam incorporar áreas de estacionamento privado

Esta medida tem sido útil, mas ainda é insuficiente para resolver totalmente o problema. Por este motivo, algumas cidades estão adotando novas ações, como aqui no Brasil que há o uso de zona azul com limite de tempo para estacionar o veículo.

Quando o automóvel foi introduzido como médio de transporte de massa não havia nenhum problema de estacionamento. Entretanto, com o passar do tempo não houve mais remédio para controlar esta situação de caos. Isto provocou uma mudança nos costumes dos motoristas. Nos últimos anos, a moda é o uso de bicicleta como veículo alternativo e que reduz consideravelmente os problemas de estacionamento.

Para evitar os conflitos ou situações incômodas, alguns motoristas buscam soluções alternativas

Em algumas cidades está na moda o estacionamento compartilhado. Consiste em aproveitar um estacionamento para mais de um usuário, dependendo das circunstâncias pessoais. Esta medida resulta como um bom exemplo para os conflitos gerados pela falta de estacionamento em quase todas as cidades.

O planejamento urbano das cidades tenta corrigir o problema do estacionamento. Há medidas que melhoram esta situação, embora não de maneira definitiva. Sabemos que algumas cidades têm mil anos de história e não estão projetadas para o volume de automóveis que circulam pelas ruas. Por este motivo, algumas delas possuem estacionamentos particulares que estão fora da cidade para que os condutores estacionem seus veículos sem a necessidade de ocupar o centro urbano.

Imagem: iSTock. Matt_Brown

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: