Conceito de Radiofrequência

RadiofrequenciaEntende-se por radiofrequência ao conjunto de ondas eletromagnéticas pelas quais se propaga o som através do espaço. Em outras palavras, a energia do som se expande por qualquer radio em uma frequência específica, daí vem o termo radiofrequência.

A frequência de um som se refere ao número de vibrações por segundo, é medida em hertz (Hz) e quanto mais rápida vibra um objeto, mais intenso é o som produzido. Assim, quando algo está vibrando, o ar se movimenta e cria diferentes camadas de pressão, as conhecidas ondas sonoras. A intensidade do som é medida em unidades chamadas decibéis (recebe este nome em homenagem ao inventor do telefone Alexander Graham Bell).

Fórmula baseada em eletricidade e magnetismo

A radiofrequência surgiu no final do século XIX e para concretizar-se como invenção foi preciso unificar dois campos científicos: a eletricidade e o magnetismo. A fusão dos princípios dessas duas áreas configurou o eletromagnetismo, criado por Marwell e quem propôs a seguinte fórmula: dividir a constante elétrica pela constante magnética é igual a velocidade da luz. A partir da compreensão deste fenômeno da natureza já existia a base teórica (conhecida como a teoria de Maxwell) para desenvolver o grande potencial prático da radiofrequência. Deve-se saber que a velocidade da luz está estreitamente relacionada com a propagação das ondas magnéticas.

Aplicações da radiofrequência

A radiofrequência está presente em diversas áreas: na comunicação, na saúde, nos sistemas de trânsito e na vida cotidiana. Vejamos alguns exemplos:

Ao ligar o micro-ondas

- Quando levantamos de manhã, normalmente esquentamos o leite no micro-ondas. Este eletrodoméstico funciona através de umas bandas de radiofrequência muito elevadas que permitem seu aquecimento em alguns segundos.

Ao aplicar uma ressonância magnética num hospital

- Para realizar alguns exames médicos precisos, as radiografias podem ser insuficientes e aí é necessário o uso da ressonância magnética. Esta tecnologia incorpora um sistema de radiofrequência bastante similar utilizado pelas emissoras de rádio.

- A comunicação entre um satélite situado no espaço e no planeta acontece através das ondas de radiofrequência.

No trânsito

- Os sistemas de controle de trânsito mais avançados têm como fundamento os princípios teóricos do eletromagnetismo através da medição da radiofrequência.

Referencia autoral

Publicado em jul., 2015. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/radiofrequencia/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato