Conceito » Direito » Pedestre e Faixa de Pedestres

Pedestre e Faixa de Pedestres - Conceito, o que é, Significado

No contexto da circulação de veículos, pedestres são pessoas que transitam a pé pelas vias de circulação e espaços de uso público. Segundo a maioria de estudos estatísticos, há um grande número de acidentes de trânsito que atinge os pedestres.

Medidas de segurança que todo pedestre precisa respeitar

Ao atravessar a rua, deve-se observar o tráfego com cuidado. Ao mesmo tempo, é necessário estar atento às mudanças nos semáforos. É importante transitar pelas calçadas e atravessar a rua sempre pela faixa de pedestres.

Prioridades para passar e a questão da responsabilidade nos casos de atropelamento

Quando os pedestres caminham pelas calçadas e querem atravessar uma rua não é possível fazer em qualquer lugar, pois é necessário atravessar em uma área especificamente projetada para isso: a faixa de pedestres. Trata-se de uma sinalização com listras horizontais brancas ou amarelas pintadas sobre asfalto da rua e popularmente chamada de faixa de pedestres. Em alguns casos, estas faixas são acompanhadas por um semáforo.

Este é o único lugar em que os pedestres têm preferência sobre os veículos. Obviamente, as faixas de pedestres existem para evitar possíveis acidentes e atropelamentos.

Se um pedestre cruza uma faixa de pedestres e é atropelado, a responsabilidade pelo acidente recai sobre o motorista. Se o atropelamento ocorre em um lugar indevido, a responsabilidade poderá ser do pedestre ou então do motorista, pois depende das circunstâncias ocorridas. Em suma, tanto pedestres como motoristas podem ter responsabilidade pelos acidentes.

Relação de amor e ódio

Os pedestres têm a obrigação de caminhar pelas áreas destinadas aos pedestres, mas se as mesmas não existem que faça pelo acostamento ou pelas beiradas.

O código de trânsito indica que os motoristas devem tomar as precauções necessárias para garantir a segurança dos pedestres, especialmente àqueles com mobilidade reduzida, como crianças pequenas, idosos e pessoas com deficiência.

Como regra geral, os motoristas têm prioridade sobre os pedestres, exceto em alguns casos: quando há faixa de pedestres, quando o veículo se desloca para outra rua e nesse momento há pedestres que estão atravessando ou então quando o veículo invade a zona de acostamento.

Imagem: Fotolia. ultramansk

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: